10 formas originais de motivar colaboradores

Defendendo que a motivação dos colaboradores vai muito para além do salário, a Sodexo, multinacional francesa de serviços de qualidade de vida e especialista na gestão de benefícios e incentivos, reuniu alguns dos melhores exemplos a nível mundial e deixa aqui dez sugestões originais.

 

1. Nomear um Chief Happiness Officer

O bom humor é contagiante e facilita a relação entre os colaboradores. Para criar e cultivar um bom ambiente, o chief hapiness officer pode melhorar a decoração dos espaços, disponibilizar snacks numa reunião mais demorada ou dar a oportunidade aos colaboradores de mostrar aos colegas actividades que os apaixonem. Existem muitas boas práticas que geram uma dinâmica positiva, como as famosas “festas de pijama” de Tony Hsieh, CEO da Zappos.


2. Fomentar a criatividade

Uma ideia inspirada directamente na Google: permitir que os colaboradores dediquem 20% do seu tempo de trabalho a projectos inovadores ou criativos, sempre e quando a empresa também retire daí benefícios. Foi assim que nasceram o Gmail ou o famoso Post-It da 3M.


3. Dar tempo aos colaboradores para pensarem neles

Todos os meses, durante os “InDays” (Investment Day), os 8 mil colaboradores do Linkedin dedicam-se a projectos pessoais que saem da esfera das suas tarefas diárias. Durante um dia, os colaboradores são encorajados a inspirarem-se, viverem novas experiências e pensarem no seu futuro.


4. Motivar as equipas em torno de um desafio comum

Estudos demonstram que a taxa de retenção é mais elevada quando os colaboradores se comprometem para atingir um objectivo comum. É este principio de motivação partilhada que é explorado pelo Virgin Pulse, um programa de promoção das boas práticas na área da Saúde e Bem-Estar, que permite que as empresas mobilizem as suas equipas em torno de desafios que promovam a adopção de modos de vida mais saudáveis.


5. Nomear os colaboradores os CEO das suas próprias ideias

É possível ter espírito empreendedor dentro da empresa. Na Apple sempre se incentivou os colaboradores a trabalhar de forma autónoma nos seus próprios projectos. Foi assim que o primeiro Macintosh foi criado, por uma “dream team” de vinte engenheiros liderado pelo jovem Steve Jobs. Esta cultura de gestão baseada na autonomia está cada vez mais difundida (Challenge Business na PepsiCo, A Aldeia da Inovação no Crédit Agricole, etc.), já que fideliza os talentos e desenvolve a criatividade.

6. Implementar um programa de meditação

Os exercícios de meditação têm cada vez mais adeptos. Na Sodexo, os colaboradores da área de Benefícios e Incentivos puderam beneficiar de um programa de iniciação à Mindfulness. Para além da mobilização generalizada dos colaboradores, os resultados mostraram um aumento de 27% no sentimento de bem-estar no trabalho, assim como uma maior empatia das pessoas que participaram em relação aos seus colegas.

7. Favorecer a flexibilidade

Independência, calma e responsabilização são as palavras-chave de um colaborador feliz no seu trabalho. Deixar que o colaborador faça a gestão do seu tempo, respeitando o enquadramento definido pela empresa, traz um duplo benefício: os colaboradores apreciam a responsabilidade e confiança neles e atenuam-se os efeitos negativos dos trajectos casa-trabalho. É disso exemplo o operador turístico chinês Ctrip: graças ao trabalho à distância, a produtividade dos 255 colaboradores envolvidos aumentou 13% e o turnover caiu mais de 50%.

8. Mudar de cenário

Mudar de lugar pode por vezes abrir-nos a mente e melhorar a nossa produtividade. Kimberly Elsbach, investigadora em Psicologia do Trabalho, afirma que mudar de ambiente impulsiona a criatividade, sobretudo quando se incluem ambientes naturais como o campo, a floresta ou o mar. A Hootsuite permite que os seus colaboradores trabalhem no seu terraço, um verdadeiro jardim suspenso, ideal para tomar uma boa lufada de ar fresco.


9. Implementar um “Bring your family to work day”

Fazer com que a nossa família conheça o nosso ambiente de trabalho pode trazer ensinamentos enriquecedores. É nesta perspectiva que os ateliês da Kids Attitude recebem os filhos dos colaboradores da Sodexo no local de trabalho durante as férias escolares e lhes propõem um conjunto de actividades com animadores profissionais. Na Google, os pais dos colaboradores são homenageados e os dias “Bring your parents at work” têm um impacto muito positivo no orgulho e no sentimento de pertença.


10. Mostrar interesse nos acontecimentos da vida privada

Aniversários, casamentos e nascimentos são momentos importantes na vida dos colaboradores e é importante participar da sua felicidade. Fazer um bolo, organizar uma festa ou dar um presente são iniciativas simples que geram sempre grande adesão.

Artigo publicado na edição de Setembro da Human Resources.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais