12% dos profissionais portugueses fingiram ter o dispositivo de trabalho em actualização para não estarem em reuniões

Reuniões frequentes tendem a ser vistas como uma das coisas mais desagradáveis na rotina de escritório. A transição para o trabalho remoto e reuniões virtuais não ajudou a resolver o problema, uma vez que as pessoas revelaram algum cansaço em relação a videochamadas, assim como maior desgaste no final de um dia de trabalho.

 

O recente estudo da Kaspersky demonstra que alguns colaboradores procuraram, inclusive, “uma desculpa” para não estarem presentes em algumas calls, fingindo que o dispositivo de trabalho estava “em actualização”.

Esta justificação pode ser bem aceite pelas várias equipas da empresa, uma vez que a actualização de dispositivos é algo que faz parte do dia-a-dia de trabalho. «Além de falharem compromissos, 30% dos colaboradores portugueses revelaram também ter perdido dados ou partes do seu trabalho que não estavam guardadas, quando o computador ou portátil foi reiniciado após a instalação de actualizações», refere o estudo agora divulgado.

Por outro lado, alguns colaboradores veem este tempo de inactividade do dispositivo como uma oportunidade para ”relaxar”, com 19% dos inquiridos em Portugal a admitir que instalaram propositadamente actualizações para gastar tempo de trabalho.

«No entanto, a maioria dos colaboradores não gosta quando o seu trabalho é interrompido, visto que 70% portugueses afirmaram desejar que as actualizações aconteçam fora do horário de trabalho, de forma a manterem a sua produtividade».

«Apesar de as actualizações serem, normalmente, realizadas durante o horário de trabalho em modo silencioso e não afectarem o fluxo de trabalho, para que a actualização se torne efectiva, é necessário reiniciar o sistema. Contudo, existindo assuntos ou temas que não podem ser adiados, o utilizador tem a possibilidade de agendar o reinício do dispositivo. Porém, existem pessoas que não veem as notificações ou que não querem realizar as actualizações necessárias. Desta forma, existe o risco de a reinicialização ocorrer no momento menos desejado», alerta a Kaspersky.

Desta forma, e para tornar as actualizações convenientes para colaboradores e administradores de IT, a Kaspersky recomenda:

· Agendar as actualizações para o final do dia de trabalho. Nesta altura, a actividade dos colaboradores normalmente já é menor e os dispositivos ainda estão ligados e podem efectuar as actualizações necessárias;

· Se possível, utilizar wake-on-LAN. Esta tecnologia permite que as plataformas de trabalho sejam ligadas através da rede, para que as actualizações possam ser realizadas fora do horário de trabalho;

· Informar a equipa sobre a função AutoSave, disponível em alguns softwares de trabalho – isto irá guardar automaticamente todas as alterações;

· Instalar uma solução de proteção de endpoint com ferramentas de gestão de patch. Além disso, as tecnologias de deteção de comportamento e prevenção de exploits não permitem que os cibercriminosos se aproveitem de problemas de segurança não corrigidos.

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