17 hábitos de um colaborador perfeito

Normalmente, aqueles funcionários mais respeitados pelos colegas e líderes, são, à partida, os que mais alto vão chegar. E esses apresentam, na maioria dos casos, várias características comuns. Deixamos aqui 17 exemplos de sinais de um colaborador que roça a perfeição:

 

Opções de escolha

Os colaboradores com um grande futuro pela frente têm um variado leque de escolhas à sua disposição. Ou seja, se uma empresa não preenche os seus requisitos, não se importam de realizar outra escolha.

Ajudam os seus pares

Apesar de o local de trabalho não ser uma família na sua verdadeira acepção, é um grupo de pessoas que deveria estar comprometido umas com as outras para alcançarem o sucesso. E os colaboradores mais respeitados sabem disso.

Tomam a iniciativa

Os colaboradores, ou líderes, mais respeitados e com um futuro brilhante em perspectiva não costumam ficar à espera que o trabalho seja feito. Põem mãos à obra, mesmo que a tarefa ultrapasse as suas funções ou fuja da sua área de especialidade.

Avançam sem problemas

A segurança e a confiança com que se avança no trabalho e na vida é um requerimento muito desejado pelas empresas. E os colaboradores mais respeitados nas organizações possuem exactamente essa característica.

Oferecem boas sugestões

Estes grandes colaboradores estão constantemente à procura de caminhos para melhorar individual e colectivamente.

Aceitam que não podem ganhar sempre

Não se deixam vencer pelo primeiro obstáculo que surge. Mas, mais do que isso, têm noção de que, se quiserem chegar a líderes um dia, provavelmente terão que sair da organização e começar um caminho próprio.

Apoiam os líderes

Uma característica fundamental deste tipo de colaboradores, tem a ver com o facto de estes defenderem os grandes líderes. Se um desses líderes não for assim tão grande não o deixam de apoiar. No entanto, se o chefe não deixar margem para apoio, provavelmente vão procurar outro local de trabalho.

Assumem a responsabilidade pelas suas carreiras

Os colaboradores modernos e respeitados não vão, muito provavelmente, ficar numa organização toda a carreira. Estão sempre a pensar na próxima etapa e assumem o risco das suas decisões.

Cuidam de si e da sua família

Para além de saberem que necessitam de apoiar os colegas de trabalho, estas pessoas têm igualmente presente que, se não cuidarem da sua saúde, felicidade ou família não irão ter sucesso na carreira.

Agem de forma correcta e com ética

Se por um lado os grandes funcionários não se inibem de trocar de local de trabalho para perseguirem as suas ambições, por outro, preocupam-se em fazer tudo dentro da moralidade e da ética.

Têm sentido de humor

Para se ser respeitado não basta ser bom no trabalho. É preciso que as outras pessoas gostem de si pela pessoa que é. E, por isso, no meio do trabalho stressante, faz sempre falta sentido de humor.

Procuram oportunidades para ajudar outras pessoas

Fazem sempre falta pessoas que saibam resolver problemas. E os funcionários mais respeitados querem sempre ser parte da solução, seja entre colegas, chefes ou clientes.

Evangelizam

Todos os empregos envolvem vendas ou resultados. E os melhores colaboradores, cientes desse facto, ficam satisfeitos por difundir as notícias, os melhores produtos, os serviços e a cultura da sua organização.

Agradecem

A boa educação e a simpatia favorecem as relações pessoais e tornam as pessoas mais felizes e produtivas. A gratidão é sempre uma boa alternativa.

Contam até 10

Nos momentos de frustração, que todos temos, faz parte da natureza humana extravasar as emoções e ter reacções que depois nos arrependemos. Por isso, os grandes colaboradores contam até 10 – às vezes no sentido figurado, outras até mesmo literalmente – antes de reagir de imediato.

Demitem-se

Na sequência de outras características anteriores, quando estes colaboradores não estão satisfeitos ou procuram melhores oportunidades, não têm receio em demitirem-se.

Recrutam

Relacionado com o facto de estes colaboradores evangelizarem e procurarem o melhor para a sua organização, está o facto de estarem constantemente atentos às oportunidades de recrutar outros grandes funcionários como eles.

Fonte: Inc.

 

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