2022, o ano de todos os desafios: Onde param (e o que querem) as pessoas?

A 23.ª edição da Conferência Human Resources já tem data marcada e tema fechado. Realiza-se no próximo mês de Abril, no dia 21, e, no ano de todos os desafios para a Gestão de Pessoas, a pergunta a que vamos procurar dar resposta é “Onde param – e o que querem – as pessoas?”.

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

No Barómetro Human Resources, publicado na edição de Janeiro, a atracção e retenção de talento foi precisamente o desafio identificado como o principal, não só para a Gestão de Pessoas, mas para as empresas em geral. E entretanto, em diferentes fóruns, tem-se alertado que não são só profissionais especializados que escasseiam; há falta de pessoas, para as mais diversas funções e nos mais diversificados sectores. O tema é incontornável, e é por isso esse que a Human Resources o propõe para reflexão naquela que será a sua primeira conferência deste ano.

Com este pressuposto definido, o brainstorming foi em torno do desdobramento do tema, de modo a focar as partilhas nos desafios mais prementes para as empresas – e em como lhes dar resposta. Como a escassez de talento está a afectar o negócio e qual o papel da(s) liderança(s)? O que fazer para atrair e manter os profissionais? As empresas precisam de se reinventar? A pandemia veio trazer uma clivagem entre o que as pessoas querem e as empresas precisam? Prevalece o Me ou o We? Como conciliar? O que é benefício e o que já é assumido como commodity? E, não menos importante, se a procura é maior do que a oferta, onde ir buscar os profissionais? Onde estão as pessoas?

São algumas das perguntas que líderes e especialistas em Gestão de Pessoas vão procurar responder, no dia 21 de Abril, no Museu do Oriente, num evento presencial que será também transmitido em live streaming.

O almoço do Conselho Editorial da Human Resources realizou- se no Vila Galé Ópera, em Lisboa, a convite de Gonçalo Rebelo de Almeida. Contou com a presença dos conselheiros: António Henriques (Grupo CH), Catarina Horta (novobanco), Diogo Alarcão (gestor), Isabel Borgas (NOS), Margarida Cardoso (Tabaqueira), Maria João Martins (My Change), Nuno Ribeiro Ferreira (Galp Gás), Pedro Ramos (Keeptalent), Pedro Rocha e Silva (Neves de Almeida HR Consulting), Teresa Cópio (Dom Pedro Hotels), Tiago Brandão (The Browers Company) e Vanda de Jesus (Portugal Digital).

Artigo publicado na Revista Human Resources n.º 135, de Março de 2022

Ler Mais