25 dicas para ser produtivo em teletrabalho

Do World Economic Forum à Forbes, passando pela Adecco e pela SGS muitas são as entidades a partilhar boas práticas para se tirar o melhor proveito do teletrabalho que, não sendo novo, é uma novidade para a maioria dos profissionais.

 

Eis algumas ideias que vão ajudá-lo a ser mais produtivo:

World Economic Forum

Com a pandemia de COVID-19, a obrigar a maior parte das pessoas a trabalhar de casa, o World Economic Fórum deixa quatro dicas para ser bem-sucedido no trabalho remoto.

1. Estabeleça limites
Quando acabar de trabalhar, guarde o computador de forma a poder desligar a mente do trabalho, podendo assim, repor energias e aproveitar o tempo com as pessoas mais próximas, seja pessoalmente (se viverem consigo) ou por telefone. Também pode ser importante fazer uma caminhada no final do dia, para lhe dar alguns minutos de separação.

2. Mantenha o foco e desligue as distracções
Em casa, há televisão, outros membros da família, um animal de estimação ou tarefas domésticas. Para concluir o trabalho, terá de concentrar-se e esquecer todas essas coisas. 

3. Comunique com colegas e chefe
Trabalhar em casa pode ser solitário, por isso, mantenha-se em contacto com os seus colegas de equipa e com o seu chefe, através de chamadas, videochamadas, mensagens e emails. Isto vai manter a sua motivação e evitar que se sinta isolado.

4. Saiba o que precisa para ter um bom dia
Lembre-se que controla o ambiente quando trabalha em casa. Pode sentir-se mais confortável a trabalhar de calções e camisola, ou a ouvir música. É importante saber que ingredientes, precisa para ter um bom dia de trabalho e planear o seu dia, de acordo com isso. 

 

Forbes

No site da Forbes, Lelia Gowland, revela quatro estratégias importantes para facilitar a transição para o trabalho remoto e que «ajudam a preservar a sanidade mental».

5. Defina como trabalhar melhor e peça ajuda
Muitas pessoas temem o isolamento social, evitar isto pode exigir ser pró-activo e depender mais da tecnologia virtual. Defina o seu horário de trabalho, e programe telefonemas ou sessões de vídeo com colegas e amigos ao longo do dia.

À medida que identifica o que é mais importante, peça apoio. Pense com quem podem partilhar as suas inquietações e estratégias, quer seja com supervisores, colegas, companheiros de casa ou amigos.

6. Crie um espaço de trabalho e desenvolver uma rotina
Quando se vivem em tempos incertos, é normal desejar alguma normalidade, e podemos criá-la. Mesmo que seja num apartamento pequeno, pode designar um espaço só para trabalhar. É importante, pelo mesmo motivo, que os especialistas sugerem, que se limite o quarto ao sono e ao relaxamento, para que a mente e o corpo o associem a apenas essas actividades.

É particularmente importante ter um espaço específico se usar videoconferência. Encontre um local, onde sabe que a luz, o wi-fi e a bateria serão adequados (e que não têm acidentalmente roupa espalhada pelo chão em segundo plano).

E resista à tentação de ficar de pijama o dia todo. Levante-se e  arranje-se como se fosse sair de casa. Embora possa usar vestuário mais confortável, o processo de tomar um banho e preparar para o dia como se fosse sair ajuda-a a mentalizar-se para trabalhar.

7. Partilhe o contexto
Com as escolas fechadas, naturalmente haverão com outras responsabilidades durante o dia de trabalho. Adapte-se às situações à medida que surgem. Algo tão simples como uma entrega de compras pode causar disrupção. Assim, antes de dar início a uma reunião virtual, pergunte se o momento é oportuno. Este novo panorama pode ser uma oportunidade para mostrar compaixão pelos outros e reconhecer toda a humanidade dos colegas.

8. Seja flexível e tenha compaixão
A COVID-19 criou uma realidade totalmente nova, e todos se estão a ajustar. Não sabemos quanto tempo irá durar ou o que o futuro nos reserva. Estamos todos sob um enorme stress, sem sabermos o que irá acontecer às nossas rotinas, às nossas finanças, ou às pessoas que nos são mais próximas.

É provável que todos aqueles de quem gostamos estejam a passar por uma versão disto. É a altura certa para criar uma ligação. É a altura certa para termos mais compaixão.

 

Adecco

Com a pandemia de COVID-19, a data ainda indefinida até quando as pessoas em teletrabalho o terão de fazer, e também o próprio aumento do número de colaboradores neste regime, levam a empresa de Recursos Humanos a indicar seis passos para garantir uma menor distracção no seu dia de trabalho e simultaneamente respeitando o seu ambiente doméstico vs o seu trabalho.

9. Garanta que tem o software necessário instalado e actualizado, e os sistemas de segurança cibernética recomendados pela sua empresa, activos.

10. Olhando para o seu portátil, e para o seu telemóvel, as suas ferramentas de trabalho em casa, lembre-se, o botão mute é o seu melhor amigo. Tem uma reunião inadiável em videoconferência, mas o seu canto é partilhado com familiares. Faça o mute da sua chamada e garantirá maior conforto para si, para quem fala e para todos os participantes garantindo que não interrompe nem cria ruído desnecessário.

11. Obtenha auscultadores de ouvido fiáveis e teste-os sempre previamente com um amigo, colega ou familiar. Porque ninguém tem de ouvir as suas conversas nem reuniões, mantendo a confidencialidade e ao mesmo tempo ajudando-o/a concentrar-se

12. Agilize as videoconferências, eliminando as quebras. É fácil, tem as imagens dos seus colegas a ficarem parados, e a voz a fazer-se ouvir com cortes? Então mude, e desligue a sua câmara mantendo apenas a voz.

13. Actualize o seu estado. Se precisar de fazer pausas, faça, mas informe a sua equipa ou o seu director. Assim a todo o momento sabem se não estiver disponível, o que estará a fazer e quando voltará, não criando desconforto para nenhuma das partes.

14. Cumpra os horários de trabalho o mais possível e as suas rotinas, ajustando-as ao seu “local de trabalho” de forma a manter a sua produtividade e a sua sanidade.

 

SGS

A SGS também deixa alguns conselhos para manter, e até aumentar,  a sua produtividade, assegurando o normal equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar.

15. Evite ter uma televisão ou distracções no local onde está a trabalhar, para evitar a tentação de fazer pausas desnecessária ou que o desconcentrem.

16. Crie uma lista de tarefas diária e outra para as próximas semanas, de forma a evitar que se disperse ou que tenha a tentação de fazer tarefas domésticas.

17. Comunique à família ou às pessoas com quem partilha a casa, os seus horários e as suas expectativas para as semanas em que vai trabalhar remotamente. Isto vai reduzir as interrupções e gerir as suas expectativas, assim como as dos outros que o rodeiam.

18. Mantenha a prática regular de exercício físico. Esta é uma dica que não está directamente relacionada com o seu trabalho, mas que vai ajudar com a redução das dores de costas, a aumentar a sua concentração e a manter a sua mente sã.

19. Faça pausas. Faça pequenas pausas a meio da manhã e da tarde, para comer e descansar, pois vai aumentar a sua produtividade quando está a trabalhar.

20. Na hora de almoço, saia de perto do seu computador e descanse a cabeça para voltar à tarde com uma motivação e energia renovada.

21. Mantenha os seus horários normais de deitar e acordar de forma a dormir o número de horas suficientes e desejáveis para o normal desenvolvimento de funções;

 

Ler Mais