40 anos de evolução da igualdade entre homens e mulheres

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) está a celebrar 40 anos de actividade este ano. Como forma de assinalar a data foi publicado o livro «Edição comemorativa dos 40 anos da CITE».

 

A obra integra mensagens de personalidades portuguesas, desde o Presidente da República a 25 representantes da tutela da CITE. O livro, que mostra evolução da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, é também revelador dos diferentes períodos históricos vivenciados em Portugal e na Europa entre 1979 (ano em que a Cite foi criada) e 2019.

A nota introdutória do livro é da autoria do General António Ramalho Eanes, presidente da República, de Julho de 1976 a Março de 1986, que promulgou, em Agosto de 197, o Decreto-Lei que criou a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Entre os testemunhos que integram a obra destacam-se os apresentados por Eusébio Marques de Carvalho, antigo ministro do Trabalho; Amândio Anes de Azevedo, Luís Mira Amaral, Eduardo Ferro Rodrigues, antigos ministros do Trabalho e da Segurança Social; Maria de Belém Roseira, antiga ministra para a Igualdade; Guilherme d’Oliveira Martins, antigo ministro da Presidência; Maria do Céu da Cunha Rêgo, presidente da CITE, de Novembro de 1997 a Julho de 2001 e antiga secretária de Estado para a Igualdade. José António Vieira da Silva, actual ministro do Trabalho e da Solidariedade Social; Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa; Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade; e Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego, entre outros.

«A obra apresenta um conjunto inédito de reflexões que, na sua globalidade, testemunha a relevância da criação e da actividade do organismo tripartido – cuja génese coincide, não por acaso, com os primeiros anos de instalação da democracia em Portugal, que tem por missão contribuir para a efectiva igualdade, de direito e de facto, entre homens e mulheres no mercado de trabalho» refere a actual presidente da CITE, Joana Gíria.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...