5 benefícios do Employer branding

Employer branding é um termo que tem se tornado bastante popular no ecossistema de Recursos Humanos e que pode trazer resultados incríveis para a organização.

Como refere o site solides.com, employer branding significa a marca do empregador de acordo com a qual são propostas uma série de acções que visam garantir uma boa reputação da empresa, tornando-a atractiva e diferenciando-a das outras. As práticas contribuem para que o seu negócio seja convidativo aos olhos de profissionais. Mas essas acções e práticas de atracção devem ser elaboradas considerando a própria cultura da empresa. Portanto, para iniciar a implantação do employer branding, é necessário conhecer bem quais são os valores e princípios fundamentais da organização.

O ideal é que a empresa atraia pessoas que são compatíveis e que vejam na sua cultura algo que chame a atenção. Além disso, é indispensável, numa estratégia de employer branding, que os lideres conheçam os colaboradores, pois, eles são as principais peças para que essa estratégia seja bem-sucedida.

5 benefícios do employer branding

  • Atracção de novos talentos
    O principal objectivo do employer branding é atrair profissionais para sua empresa, daí o termo marca empregadora. Ser uma marca que tem facilidade em empregar pessoas contribui para que profissionais qualificados e pessoas de talento queiram fazer parte da organização e a sua equipa seja cada vez mais especializada.
  • Retenção de talentos
    Além de atrair, outro grande desafio das empresas é reter os profissionais. Muitos gestores de Recursos Humanos esforçam-se para diminuir a rotatividade de colaboradores e manter todos satisfeitos nas suas posições. Nesse sentido, o employer branding é uma das técnicas que contribui fortemente para a redução da taxa de turnover.
  • Satisfação dos colaboradores
    As acções de employer branding são focadas nas pessoas. As propostas devem ser pensadas de modo a cativar os colaboradores. Por isso, é tão importante conhecer a equipa. Quando um colaborador está satisfeito com o seu trabalho vai desempenhar muito melhor as suas atividades e produzir mais. A performance da empresa ficará beneficiada.  beneficiada.
  • Facilita o processo de recrutamento e selecção
    Quantas acções são feitas para atrair o colaborador certo? Nesse sentido, existem vários recursos na esfera digital que são utilizados para alcançar o profissional adequado. Dessa forma, com um employer branding bem executado, o recrutamento e a selecção de pessoas fica mais fácil, além de diminuir os custos e os esforços para fazer uma nova contratação.
  • Publicidade espontânea
    Actualmente, muitas empresas são conhecidas como marcas empregadoras, pois desenvolvem um trabalho excelente de atracção e retenção. Mas por que são vistas assim? Porque os próprios colaboradores divulgam as acções nas quais participam. Consequentemente, uma postagem nas redes sociais acaba alcançando pessoas que a empresa não alcançaria organicamente. Trata-se de publicidade espontânea, gerada naturalmente de forma completamente genuína.

Saber o que é employer branding não é suficiente. O que faz a diferença é saber implementá-lo na empresa. Este é um investimento que traz grandes retornos para a marca.