5 dicas para proteger os seus dados quando utiliza um computador publico

Quantas vezes já não tive a necessidade de utilizar um computador público, porque o tablet, telefone ou portátil ficaram sem bateria, sem rede ou simplesmente não funcionam? A verdade é que utilizar um computador público pode ser seguro desde que sigas algumas regras para proteger os seus dados, reforça o site momentsbyallianz.

Não guarde as tuas informações de login
Sempre que fizer o “login” em algum site procure sair utilizando sempre a opção “Logout” ou “Terminar sessão”. Fechar o navegador não é suficiente!

Desactive sempre a opção de guardar os seus dados que muitas vezes os sites tem, assim garante que os seus dados não ficam guardados e que ninguém pode aceder em seu nome.

Não se afaste do computador sem fechar todas as janelas
Muitas vezes por distracção podemos ser levados afastar-nos do computador público, para ir buscar um café, atender uma chamada ou outra coisa do género, apesar de ser algo rápido pode ser o suficiente para alguém roubar os dados ou aceder a informação pessoal. Sempre que tiver de se afastar do computador, feche todas as janelas e programas.

Apague as tuas pegadas
Para que possa estar descansado quando acaba de utilizar um computador público é importante apagar todas as suas “pegadas”. Comece sempre por utilizar a opção do navegador de “Navegação privada”, independentemente do navegador que utilize todos tem essa opção. Depois de fechar todos os programas e terminar sessão dos seus sites, apague os ficheiros temporários e o histórico.

Fique atento aos “mirones”
Ao usar um computador público, fique atento a ladrões que espionam nas suas costas enquanto insere senhas confidenciais para coletar as suas informações.

Não utilize informações confidenciais
Estas medidas oferecem alguma proteção contra hackers que acedam ao computador público após ter usado.

Mas um pirata de informática engenhoso pode instalar um software sofisticado no computador público que registe cada tecla digitada e envie as informações de volta para ele.

Neste caso, de nada adianta não salvar os dados ou apagar os rastros. Eles ainda terão acesso às informações.

Se quiser realmente segurança, evita digitar o número do seu cartão de crédito ou outras informações financeiras ou importantes num computador público.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...