5 motivos para ter uma boa gestão de talentos

Gerir talentos é proporcionar aos colaboradores o melhor cenário para que eles desempenhem a sua actividade dentro dos cargos que ocupam. Depois de identificadas as skills e os potenciais dos colaboradores, o papel do gestor é adequar cada indivíduo aos lugares onde eles alcançarão o máximo do seu potencial.

Ao propiciar o desenvolvimento das pessoas, é importante considerar que a gestão de talentos também minimiza as barreiras que podem ser impeditivas para o crescimento de uma equipa, como burocracias ou falta de ferramenta.

O que distingue gestão de pessoas de gestão de talentos 

A gestão de pessoas é o tipo de administração mais genérica e relacionada com questões burocráticas. Inclui por exemplo o pagamento de salários, a definição de férias, o banco de horas, etc. Trata-se de uma coordenação que se limita ao cumprimento de assuntos de direito do trabalho. Desempenha um papel focado em atender às necessidades do quotidiano do colaborador na empresa.

A gestão de talentos preocupa-se com o colaborador num âmbito mais individual e estratégico. A sua função é criar planos funcionais, visando o desenvolvimento constante de cada profissional de acordo com as suas individualidades. A gestão de talentos é gerir pessoas de forma personalizada com o objectivo de desenvolver talentos continuamente.

5 motivos para ter uma boa gestão de talentos

  • Optimização no recrutamento e selecção
    Quando uma empresa investe em gestão de talentos, o processo selectivo torna-se muito mais inteligente. Desde o início do processo de contratação, é importante perceber quais as skills que se destacam num candidato e, a partir daí, entender quais são as competências adequadas para aquela vaga.
    Depois de saber qual o perfil desejado o processo de selecção fica mais optimizado, mais direccionado e intencional.
  • Retenção de talentos
    Umas das grandes dificuldades das empresas é manter os seus colaboradores motivados e satisfeitos. Os colaboradores não se apegam demais à organização, pois se receberem uma oferta de emprego melhor, facilmente vão para outra organização.
    Muitas vezes, esses colaboradores são pessoas capacitadas, que farão falta à empresa. Logo, uma empresa que implementa uma politica de gestão de talentos, entende quais são as aptidões desse profissional e consegue adequá-las, de modo a que o colaborador se sinta satisfeito. Assim, o colaborador quer continuar a progredir na organização.
  • Aumento da produtividade
    Colaboradores satisfeitos e felizes no trabalho produzem mais e melhor. Assim, quando um indivíduo está num lugar que o valoriza e lhe proporciona um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, naturalmente, ele apresenta um trabalho bem feito, contribuindo directamente para o sucesso da empresa.
  • Melhoria do clima organizacional
    Um bom medidor do sucesso empresarial é o nível de satisfação dos colaboradores com o clima da empresa. Nesse sentido, uma organização considerada “boa para trabalhar” atrai pessoas e é valorizada, destacando-se no mercado.
  • Motivação e envolvimento 
    Empresas que implementam uma politica de gestão de talentos têm profissionais mais motivados no propósito da organização. Os colaboradores interessam-se mais pela causa da empresa, pelo seu propósito, já que se sentem parte da missão da organização.

 

Ler Mais