5 princípios da inovação que deve (urgentemente) promover na sua empresa

No momento em quase todas as organizações falam em impulsionar a inovação como condição de sobrevivência, como é que isso pode ser feito?

 

De acordo com Bob Rosenfeld, do Center for Creative Leadership e autor do livro “Making the Invisible Visible: The Human Principles for Sustaining Innovation”, existem 5 princípios básicos no processo de inovar:

1. Converter problemas em ideias
Segundo Rosenfeld, a inovação começa quando as pessoas convertem problemas em ideias. «Novas ideias nascem através de perguntas, problemas e obstáculos. Para que o processo de inovação floresça, ele precisa de um clima que incentive a investigação e acolha os problemas.» Este talvez seja o princípio mais claro da inovação. O processo de inovar não existe sem que ele tenha que resolver um problema. Pare um minuto para pensar nas últimas inovações da humanidade. Na totalidade, foram ideias que antes eram problemas. Da descoberta do fogo ao último modelo do iPhone, todos procuram  transformar problemas em soluções, muitas vezes criativas para o seu tempo.

2. Inovação precisa de um sistema
O segundo ponto está mais ligado a inovação em organizações, sejam elas públicas ou privadas. «Todas as organizações possuem sistemas de inovação. Alguns são formais, projectados pela liderança, e outros são informais, ocorrendo fora dos canais estabelecidos. Os sistemas de inovação enquadram-se em uma de cinco categorias: assistido pelo originador; inovação direcionada; risco interno; melhoria contínua ou transferência estratégica.» O que Rosenfeld quer dizer é que, independente como a inovação ocorre, ela possui um sistema, seja ordenado ou caótico. O sistema pode ser uma metodologia utilizada por uma organização ou a mesa desorganizada de um inventor.

3. Paixão é combustível e dor é ingrediente oculto
O autor afirma que «paixão é o que impulsiona ideias. É o que transforma outros recursos em lucros, mas nunca aparece no balanço [no caso de organizações privadas]. Infelizmente, ao seguir uma paixão ou um sonho, a dor faz parte do processo. Os líderes em inovação precisam levar a dor com paixão e aprender a gerir os dois de maneira eficaz».

4. A troca entre pessoas
O quarto ponto está ligado diretamente a co-criação. «A co-localização refere-se à proximidade física entre as pessoas. É uma chave para criar a confiança essencial no processo de inovação. Também aumenta a possibilidade de maior troca de informações, estímulo do pensamento criativo um do outro e crítica de ideias durante seu estágio formativo».

5. Diferenças devem ser aproveitadas
Não existe inovação sem diversidade. «As diferenças que normalmente dividem as pessoas — como idioma, cultura e estilos de solução de problemas — podem ser um benefício para a inovação. Quando as diferenças são usadas de forma construtiva, podem ser aproveitadas para aprimorar e sustentar o processo de inovação.»

Ler Mais