5 questões que confirmam se é, ou não, um bom chefe

Se você ocupa um cargo de gestão, provavelmente, considera-se um bom líder e acredita que suas atitudes são corretas e ajudam a equipa a realizar o trabalho da melhor forma. Dificilmente, quando se pergunta a um chefe se ele se considera um bom líder, ele dirá que não é ou que poderia ser melhor.

Muitas vezes as suas atitudes enquanto gestor podem estar a prejudicar a equipa mas você não se apercebe. Por isso, é importante refletir frequentemente sobre os comportamentos e atitudes enquanto gestor, pois isso é extremamente importante para considerar oportunidades de melhoria. Reconhecer os próprios erros não é uma tarefa fácil, mas deve ser trabalhada diariamente, pois reconhecer o erro é o primeiro passo para corrigi-lo e, gradualmente, se tornar num chefe melhor.

Para saber se a sua liderança é eficaz e se ajuda seus colaboradores a trabalharem mais felizes e motivados, responda:

Conversa com seus colaboradores individualmente sobre os desafios que eles enfrentam?

O papel de um chefe eficaz não é apenas o de dar ordens e esperar que tudo seja feito como ele quer. O líder acompanha o dia a dia da sua equipa e cuida de cada elemento e procurando entender quais são as dificuldades enfrentadas diariamente para poder ser eficaz na sua gestão. Este líder demonstra ainda abertura para ouvir sugestões e críticas dos colaboradores sobre como melhorar os processos e assim aumentar os resultados positivos.

O colaborador que percebe que o seu chefe se importa e está ali para ajudá-lo quando ele precisar tem muito mais motivação para realizar o seu trabalho e abertura para falar com o seu gestor sobre qualquer assunto relacionado com a empresa.

Importa-se com o sucesso individual dos seus colaboradores?

Se você é um empresário, claramente está preocupado com o sucesso da sua empresa. Ou se você é um gerente, está preocupado com a sua carreira e qual o próximo degrau que poderá ocupar na hierarquia da organização em que trabalha. Mas e os seus colaboradores? Quem se importa com eles?

Os colaboradores de hoje podem ser os líderes de amanhã e, para que obtenham sucesso nessa função, é preciso orientá-los no caminho certo. Cabe aos gestores de uma equipa, assegurar que seus elementos tenham os recursos, as informações, os conhecimentos e as skills necessárias para realizarem o seu trabalho diário. Além disso, o líder de uma equipa deve organizar as actividades e atribuições, não apenas para distribuir de forma equitativa a carga de trabalho, mas também para oferecer projectos desafiantes que contribuam para o desenvolvimento individual daqueles que revelam ter potencial para algo mais.

Reconhece o trabalho dos seus colaboradores?

Fala-se muito sobre a importância dos feedbacks ou a correção de uma atitude ou comportamento por parte do gestor para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. Outro tipo de feedback, o de reconhecimento, também é importante para se reforçar o desempenho. Porém, alguns gestores deixam de dar o feedback de crítica por achar que o colaborador deveria saber que errou ou porque não o quer desmotivar. Outros gestores deixam de dar feedbacks de reconhecimento por acharem que quando uma pessoa fez muito bem um trabalho, não faz mais do que a sua obrigação.

Elogios e críticas são extremamente importantes para o aperfeiçoamento do trabalho, além de contribuírem para o envolvimento e motivação dos colaboradores.

Faz boas perguntas?

Pode parecer sem importância, mas fazer frequentemente perguntas aos colaboradores é uma boa estratégia para conseguir acompanhar o desenvolvimento das tarefas e da forma como cada elemento da equipa está a conseguir realizar o seu trabalho.

Ao perguntar sobre a opinião dos colaboradores sobre o que fariam perante determinado problema a ser resolvido ou decisão a ser tomada, antes de dar a sua solução ou decisão, o gestor estimula o desenvolvimento e potencia o envolvimento da equipa.

É um exemplo de responsabilidade para os colaboradores?

Um chefe que quer ser reconhecido como um bom líder, daqueles que fazem as pessoas sentirem-se inspiradas e motivadas a segui-lo, tem uma missão ainda mais difícil do que demonstrar as características acima referidas isoladamente. Este líder deve ter consciência de que os seus maiores ensinamentos não chegam com formações ou discursos, mas através das suas atitudes e dos seus exemplos.

De entre os exemplos mais importantes que o bom chefe deve dar destaca-se o assumir as suas próprias responsabilidades e também os seus erros e de que cumpre sempre com a sua palavra e promessas. Esta postura ética e responsável contribui para o sentimento de segurança e a motivação da equipa.

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