6 boas perguntas para fazer numa entrevistas de emprego

Estas perguntas podem revelar diferentes detalhes a respeito da personalidade e das aptidões pessoais do candidato. Além disso, facilitam a compreensão sobre as características pessoais, os objectivos do candidato e os seus desejos futuros, ajudando o entrevistador a definir quem é a pessoa mais apropriada para assumir o cargo na empresa.

Para ajudar nesta tarefa o site Gupy avança com 6 perguntas que é essencial fazer com vista à descoberta das afinidades entre o candidato e a organização que está a recrutar.

Pode falar um pouco sobre si?

Esta pergunta é interessante pois dá a oportunidade ao candidato de abordar a sua experiência profissional e de se descrever enquanto trabalhador. Com esta pergunta o recrutador inicia a entrevista de uma maneira informal, deixando o candidato mais à vontade para se expressar e falar.

Como é o seu relacionamento com os colegas de trabalho?

Saber trabalhar em equipa é uma qualidade fundamental para ter um quotidiano motivado e produtivo. Contudo, nem sempre todos se dão, pois as pessoas têm características diferentes. Conhecer como o candidato lida com pessoas das quais não gosta mas com quem precisa conviver, mostra ao recrutador a forma como ele se comportaria inserido na nova equipa.

O que é que o motiva no trabalho?

Através desta pergunta, é mais fácil descobrir se o candidato é capaz de realizar o trabalho, se tem a motivação necessária e como pensa desenvolver o processo. Quando se procura um candidato motivado e orientado pata os resultados, as possibilidades de fazer uma contratação com sucesso aumentam consideravelmente.

Por que é que o devemos contratar?

Aqui procura-se encontrar os pontos essenciais para o perfil do colaborador certo. Questões como flexibilidade, espírito de equipa, habilidade, pontualidade, compromisso e motivação aparecem entre os melhores exemplos a serem utilizados.

Como e onde se vê daqui a 5 anos?

Essa questão é bastante interessante devido ao potencial em estabelecer se a entrevista correrá bem ou não. Com ela o entrevistador consegue perceber se o candidato procura uma carreira com objectivos semelhantes aos da empresa ou se procura apenas um trabalho sem grandes ambições futuras.

Que motivo poderia levar à sua demissão?

Alguém  que admite os seus defeitos é sincera o suficiente para assumir que não é boa em tudo. Ao longo das entrevistas, os candidatos “vendem-se” e falam de suas qualidades. Quando surge uma pergunta sobre as imperfeições a entrevista ganha equilíbrio.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...