6 dicas para se tornar num líder ainda melhor

Nos dias de hoje começa-se a formar uma ideia quase generalizada de que os empreendedores são aqueles que iniciam um negócio e os líderes são quem os gerem. No entanto, quando se reflecte a fundo sobre esta questão, é difícil imaginar alguém que comece um negócio que não seja igualmente um líder.

 

Tudo isto porque, no fundo, os líderes inspiram quem está à sua volta durante o processo, e para arrancar com uma nova empresa os empreendedores têm que ter inspirado alguém.

Por isso, em qualquer fase do processo – seja na altura em que se tem uma ideia que, depois, se materializa em trabalho e negócio – é necessário influenciar e inspirar as outras pessoas. Ou, dito por outras palavras, é necessário ser um líder.

Para se guiar ficam aqui então 6 dicas para se tornar num verdadeiro empreendedor/líder:

Centralização no outro

Os líderes que são, ao mesmo tempo, empreendedores têm que aprender a valorizar toda a gente que vão encontrando pelo caminho. Isto vai ajudar a orientar as suas interacções, processos e até negociação de contratos. Seja em que situação for, quando os outros sentem que você se preocupa sinceramente com eles, o carisma e a sua liderança vão, pouco a pouco, satisfazer quem está à sua volta.

Paixão por um propósito maior

Uma das características da grande maioria dos empreendedores, é a paixão que nutrem pela sua ideia e empresa, algo que se observa todos os dias no trabalho. No entanto, quando esta paixão se desenvolve para algo maior do que si próprio a sua influência pode não encontrar barreiras. As pessoas sentem-se muito mais inclinadas a seguir um líder que tornar o mundo num lugar melhor.

Aprendiz a tempo inteiro

Os empresários de sucesso, na sua globalidade, bebem todas as gotas de aprendizagem que puderem de todos os sucessos e falhanços. Ou seja, isto significa colocar o ego de lado para dar lugar à humildade.

 

Maturidade emocional

Nem demasiado emocional nem demasiado racional. Os líderes que realmente são seguidos são aqueles que são são os primeiros a chegar mas mantêm uma racionalidade que ajuda e impacta verdadeiramente no outro. No fundo, transportam consigo a inteligência e a maturidade emocional necessárias.

Coragem mais sem teimosia

A própria atitude de iniciar um negócio a partir do nada, está revestida de grande coragem e de risco. E só aqueles que conseguem manter essa coragem nos dias maus e nos dias bons podem alcançar o sucesso, criando hábitos de vitória e de inovação, mesmo quando as coisas não correm bem.

No entanto, a desvantagem desta coragem é não saber quando largar uma ideia quando deve ser abandonada. Os grandes empreendedores sabem identificar a altura em que é necessário deixar esta coragem de lado e mudar de caminho.

Integridade

Muitas vezes, quando um negócio está a arrancar, existe a tentação de uma chamada “meia-verdade” ou de atalhos pouco racionais que podem significar mais dinheiro. No entanto, por mais tentador que possa parecer, nada pode colocar mais em causa a liderança do que falhas na integridade, que acabam por se revelar mais cedo ou mais tarde.

 

 

 

 

 

 

Ler Mais