7 fatores essenciais para ter sucesso na carreira

Se o sucesso profissional é definido como a conquista de uma meta desejada, então, para ter sucesso é preciso trabalho e superação.

Para tanto, é importante conhecer quais são os fatores fundamentais que fazem a diferença diariamente e ajudam a alavancar o caminho para mais e melhores resultados.

  • Traçar metas e objetivos

Após definir metas e especificar os passos necessários para alcançá-las, inicia-se o processo de construção de um projeto profissional.

Definir metas e objetivos é um fator decisivo para o sucesso, até porque as responsabilidades acrescidas não têm de ser fardos, mas sim desafios.

Saber qual meta profissional atingir aumenta a motivação e satisfação das atividades profissionais diárias. Isso porque vão ser essas a ajudar a atingir o grande objetivo traçado.

  • Autoestima

Ter autoestima é um fator essencial para o sucesso, já que é a imagem projetada para os outros. Se for uma imagem positiva, o estado de espírito ganha com isso e reflete-se nas relações laborais. Se for negativa, os obstáculos serão mais difíceis de superar.

No que diz respeito à autoestima, tem que existir um equilíbrio. Existem pessoas que têm uma autoestima tão elevada que o ego pode ser responsável por problemas de atitude perante os colegas de trabalho.

Por outro lado, quem tem a autoestima em baixo, pode ir abaixo com qualquer tipo de pressão ou problema no local de trabalho.

  • Persistência e foco

Uma pessoa com visão sabe que não há vitórias sem pagar o preço de um trabalho bem executado. Esse é o teste de um caráter forte e uma vontade de ferro.

Quando o desempenho é brilhante e o trabalho é realizado com excelência é porque existe a convicção de alcançar os objetivos e metas traçadas.

  • Interpretação do ambiente que o rodeia

Saber interpretar de forma correta as emoções dos colegas é uma das habilidades essenciais para conseguir trabalhar bem em grupo e atingir outro nível de carreira profissional.

Um bom exercício a realizar é estudar profissionais que diariamente têm de saber conjugar o ambiente, como os profissionais de poker, por exemplo. Durante uma partida é fundamental encontrar um ponto de equilíbrio emocional para conseguir levar de vencida os adversários – e o estudo da mesa é essencial. A componente mental, olhar para os outros jogadores e perceber como estes se sentem. Têm cartas suficientes para avançar? Estão a fazer bluff? Qual o seu estado emocional? A estratégia deste desporto passa por entender os diversos fatores que a influenciam.

No trabalho, a premissa é a mesma. Entender os colegas de trabalho é meio caminho andado para a criação de um bom ambiente e de mais entrosamento entre a equipa. No fundo, o sucesso será sempre uma consequência das boas decisões de todos.

  • Aceitar desafios

Quando o objetivo é encarar desafios para alcançar o sucesso, todos eles trazem uma mensagem positiva, uma expectativa que vale a pena explorar.

Aliás, o próprio sucesso é um desafio. Por isso, nada como correr o risco de aceitá-los para chegar à meta e sair vencedor – até mesmo quando se trata de mudar de carreira. O desconhecido é fundamental para o crescimento pessoal e profissional.

  • Respeito e compromisso

Se a persistência e o foco andam de mãos dadas, o respeito e o compromisso também têm de o fazer. Ambos são elementos-chave para o sucesso.

Uma atitude atenta, comprometida e sempre à procura de ajudar é fundamental para melhorar a performance pessoal.

Há também momentos certos para demonstrar estas características, por exemplo, quando surgem dificuldades. Não desistir, não entrar em conflito e manter uma posição compreensível é fundamental para superar os desafios e pressões diárias do trabalho.

Nada como cultivar o caráter para aprimorar o comportamento e a atitude. Só assim existe o sentimento de vestir a camisola a 100%.

  • Inteligência emocional

A inteligência emocional no local de trabalho é, provavelmente, o fator mais valioso de um trabalhador. Segundo estudos, funcionários com altos níveis de inteligência emocional demonstram ser mais capazes de cooperar com os outros, gerem melhor o stress e resolvem de pronto os conflitos nas relações de trabalho.

Por outras palavras, a Inteligência emocional é a capacidade de gerir os próprios sentimentos e os dos outros de forma positiva, para o benefício de todos. No fundo, é a capacidade de o trabalhador compreender e usar o seu registo emocional consoante o contexto em que está inserido.

Todos os outros fatores antes enumerados estão por detrás dos princípios-chave da inteligência emocional. Todos alinhados são a bússola que navega com o trabalhador.

A título de curiosidade, existem diferentes livros de inteligência emocional que podem ser bastante úteis para compreender este fenómeno.

Qual é o próximo objetivo?

O sucesso, entendido como a conquista de algo, não garante felicidade nem preenche a vida profissional. Porém, ensina a ver a carreira de forma motivadora, cheia de oportunidades e quando se consegue chegar a um objetivo, o próximo deve entrar já no pensamento.

Nada é garantido. Contudo, parte de cada um conseguir traçar e concluir o seu caminho profissional. A meta deve ser sempre mais e melhor.

 

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