
7 passos para formar uma mulher líder
A diversidade de género no board da empresa e em cargos de direcção está na agenda dos CEO e dos CHRO (Chief Human Resources Officers). Várias empresas desenvolvem programas de tutoria e de orientação.
Eis 7 pistas sobre a melhor maneira de orientar as líderes em ascensão na sua empresa:
1.Estabeleça objectivos e expectativas
Assegure-se que dedica tempo a faltar de interesses e objectivos profissionais e pessoais com a sua mentee. É importante perceber as aspirações, os pontos fortes e as paixões de cada uma. Será igualmente importante estabelecer as expectativas relativamente a como e quando estará disponível para ajudar – a sua mentee deverá sentir-se confortável em recorrer a si mas terá de estar consciente dos seus próprios constrangimentos de agenda.
2.Escute
Muitas mulheres, evitam falar de trabalho com os seus colegas e, principalmente, com os superiores. Por isso, o facto de encontrar um(a) mentor(a) que escute os problemas profissionais das colaboradoras será um passo marcante.
3.Abra portas
Ajude a sua orientanda a criar o seu próprio círculo de contactos apresentando-lhe as pessoas da sua rede de contactos. Aproveite igualmente oportunidades para atribuir maiores responsabilidades em projectos e trabalhos.
4.Troque experiências
Uma relação bem-sucedida, profissional, amorosa ou familiar, envolve sempre a troca de conhecimentos e experiências. Assim, neste caso, será necessário preparar-se para falar de maneira neutra com quem vai orientar sobre as suas próprias vivências e até erros que cometeu ao longo do caminho.
5.Seja um guia para encontrar respostas
O objectivo de um(a) mentor(a) não é resolver os problemas dos orientandos, mas sim servir de guia e apontar o caminho que se deve tomar para ultrapassar os obstáculos.
6.Torne-se num apoio constante
Muitas mulheres são conhecidas pela sua modéstia e, muitas vezes, pela falta de confiança nas suas capacidades. Não deixe de relembrar as capacidades e forças da orientanda, de preferência à frente da restante equipa.
7.Ofereça feedback honesto
Os passos referidos atrás vão contribuir para que se crie uma relação onde se consiga estabelecer uma conversa aberta e honesta. Mesmo que seja aconselhável apoiar a sua mentee sempre que tenha oportunidade, é também importante criticar quando assim tem de ser.