
71 personalidades de referência traçam retrato das potencialidades de Portugal como marca global
Reunindo os contributos de 71 personalidades de referência — CEO de grandes empresas nacionais, professores catedráticos, gestores, consultores e diplomatas —, o livro “71 Vozes pela Internacionalização”, promovido pela Associação INDEG – Projecto ISCT, traça um retrato actual das potencialidades de Portugal como marca global.
Organizada em ensaios e reflexões breves, a obra oferece uma perspetiva rica e diversificada sobre os caminhos da internacionalização da economia portuguesa, as redes globais de troca e o papel das marcas nacionais na construção de valor além-fronteiras.
Principais temas abordados no livro:
⦁ O papel da diplomacia económica na criação de valor
⦁ Estratégias para afirmar a marca Portugal em diferentes geografias
⦁ Vantagens competitivas nacionais: ensino superior, tecnologia, turismo, cultura, gastronomia, clima e história
⦁ A importância da acção colectiva e visão estratégica na expansão internacional
«É nesse encontro entre passado e presente que este livro, texto a texto, se propõe explorar os quês e os porquês da exportação e a sua necessidade hoje. Portugal não só fortalece a sua economia mas também reafirma a sua identidade além-mar. Precisamos de muito? Em primeiro lugar, precisamos deste ímpeto para a acção. E, em segundo, precisamos de uma nova diplomacia que saiba quais são os objectivos económicos e a necessidade de fecho de projectos e aventuras onde possamos criar valor fora de portas. Ou dentro, oferecendo o que de melhor temos a outros povos: ensino superior, ensino executivo, tecnologia, turismo, enologia, gastronomia, história, clima, cultura e tantas outras dimensões», lê-se na contracapa do livro.
A lista inclui nomes como José Crespo de Carvalho, Rui Miguel Nabeiro, Onésimo Teotónio Almeida, Ana Maria Simões, Gonçalo Lobo Xavier, Fernanda Ilhéu, António Nabo Martins, Miguel Pina Martins, Sara Nunes, entre muitos outros, cujas experiências e visões oferecem um guia inspirador para quem acredita no potencial internacional de Portugal. O livro é editado pela Oficina do Livro.