78% dos universitários acreditam que existem mais oportunidades fora de Portugal

Um questionário da rede de instituições de ensino superior Universia e a comunidade laboral Trabalhando.pt revela a opinião dos estudantes académicos relativamente à mobilidade laboral a médio e curto prazo.

Segundo o estudo, 78% dos portugueses consideram que existem mais oportunidades fora do país, contra apenas 5% que pensam exactamente o contrário. No meio situam-se 17% dos inquiridos que igualam as oportunidades de carreira existentes em Portugal e no estrangeiro.

Relativamente à escolha da região do mundo para trabalhar, 65% dos portugueses optariam pela Europa, 12% pela América do Norte e 10% pelo continente africano. A Oceânia e a América do Sul seriam as escolhas de apenas 5% dos inquiridos, aparecendo por último a Ásia (2%) e a América Central (1%).

Quando questionados sobre onde se vêem a trabalhar a curto prazo, 34% dos portugueses perspectivam-se a fazer carreira fora do país em algo relacionado com a área de estudos seguida, contra 28% que se vêem em Portugal também dentro da área de estudos académicos. Existem, no entanto, 22% que encaram a possibilidade de exercer em Portugal fora da área, situação que somente 16% colocam no estrangeiro.

Neste questionário realizado pelo Universia, rede de universidades presente em 23 países ibero-americanos, e o Trabalhando.pt, comunidade laboral formada por uma rede de sites associados, participaram 8664 pessoas de dez países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico e Uruguai).