B-Training Consulting: «Somos cada vez mais uma empresa de tecnologia»

A B-Training Consulting participa no Índice de Excelência pelo segundo ano consecutivo, depois de uma experiência positiva que permitiu avaliar o grau de satisfação dos colaboradores.

Após a sua primeira participação no Índice de Excelência, a B-Training Consulting afirma ter ficado com a percepção de que este estudo pode ser uma boa ferramenta de gestão dos recursos humanos. De acordo com Carlos Costa, partner da B-Training Consulting, o questionário aos colaboradores permite perceber o seu alinhamento com a estratégia da empresa. Adicionalmente, o questionário à gestão da empresa espelha as melhores práticas na gestão de recursos humanos da actualidade.

«A existência destes dois momentos de aferição torna este estudo muito enriquecedor e uma excelente ferramenta de gestão para a nossa empresa. Por esse motivo, resolvemos participar novamente, no sentido de irmos acompanhando o grau de satisfação dos nossos colaboradores e em simultâneo implementando as melhores práticas do mercado nesta área», afirma Carlos Costa em entrevista à Human Resources Portugal.

 

Qual o balanço do último ano em termos de gestão de pessoas depois de uma primeira participação? Teve algum impacto?
O facto de termos sido premiados na primeira participação fez-nos tomar consciência de que estávamos no caminho certo e que os nossos colaboradores estavam alinhados com a cultura e estratégia da empresa, sendo este um dos factores críticos de sucesso. A cultura da nossa empresa e os níveis de confiança saíram naturalmente reforçados e percebemos que somos uma equipa, na verdadeira ascensão da palavra.

Tomámos também noção de que existiam melhorias a ser implementadas. O facto de termos acesso a uma visão integrada das ferramentas necessárias ou de simplesmente estarmos alertas para novas realidades permite-nos sempre melhorar as práticas implementadas, procurando o equilíbrio entre a conjugação dos interesses dos nossos colaboradores com os interesses da nossa empresa.

Sermos premiados gera, naturalmente, um aumento de confiança e, ao mesmo tempo, um compromisso para tentarmos ser cada vez melhores em termos técnicos e humanos.

 

De que forma a Gestão de Pessoas é uma área estratégica para a B-Training Consulting?
A nossa empresa é, inequivocamente, os nossos colaboradores, pelo que a Gestão de Pessoas está no centro da nossa estratégia desde sempre.

Defendemos a máxima de que “o segredo do sucesso é a constância do propósito”. Deste modo, acreditamos que só é possível sermos bem-sucedidos no médio e longo prazo se estivermos rodeados das pessoas certas.

Uma equipa excelente do ponto de vista técnico e, acima de tudo, humano, é a base do sucesso de qualquer organização. Por esse motivo, a nossa estratégia passa pelo desenvolvimento e retenção dos colaboradores “chave”, criando condições para que possam ter uma carreira na nossa empresa para serem os líderes do futuro.

 

Actualmente, quais os grandes desafios em termos de gestão de pessoas?
Um dos grandes desafios em termos da gestão de pessoas é, sem dúvida, o alinhamento dos interesses individuais de cada colaborador com os interesses da empresa.

Cada empresa tem uma cultura com princípios e valores definidos, tornando-se importante perceber se existe um alinhamento dos princípios e valores de cada colaborador, individualmente, com a cultura da empresa no seu todo.

Outro dos grandes desafios que as empresas têm actualmente é a capacidade de retenção dos colaboradores “chave”, i.e., que estão totalmente alinhados com a cultura, princípios e valores da empresa. As empresas devem procurar formar líderes, apostando no seu desenvolvimento pessoal e profissional e, procurarem reter todos os colaboradores que demonstrem ter potencial para liderarem projectos e a própria empresa no futuro.

 

Que influência estão a ter factores externos que afectam a vida dos colaboradores como a inflação e a guerra?
Os factores externos estão a ser um grande desafio para a gestão dos nossos colaboradores. Na sequência de uma pandemia que nos desgastou muito a todos, deparámo-nos com uma guerra que nos mostra os dois lados do ser humano: por um lado, a crueldade e, por outro, a capacidade de superação. São dois eventos muito negativos que influenciaram a nossa capacidade anímica e, como consequência de ambos, estamos a viver um ajustamento económico caraterizado por um aumento exagerado da inflação, nomeadamente, nos bens de consumo básicos e, em simultâneo, um aumento das taxas de juros, e que colocam uma pressão maior sobre as famílias e empresas endividadas.

O facto de se ter permitido um aumento tão significativo da inflação, nos bens de consumo básicos nas grandes superfícies comerciais, combustíveis, entre outros, está a gerar uma pressão significativa nas empresas, uma vez que muitas não conseguem aumentar os valores dos seus serviços, mas estão a ser pressionadas a aumentar os seus colaboradores pelos motivos errados. Ou seja, os incentivos políticos aos aumentos dos colaboradores das empresas deveriam ser por mérito e redução da tributação fiscal e não por uma necessidade derivada de um aumento descontrolado dos preços dos produtos.

 

Que boas práticas e iniciativas na área de gestão de pessoas destaca na sua empresa?
Na nossa empresa, uma das melhores práticas tem sido, sem dúvida, o facto de termos uma comunicação aberta transversal a toda a empresa. Em termos de comunicação não existem hierarquias e cada colaborador tem o direito de expressar a sua opinião independentemente dos anos de experiência ou categoria profissional.

O incentivo à autonomia e responsabilização também tem sido uma prática muito bem aceite por parte dos nossos colaboradores que, ávidos de ganhar novos conhecimentos e experiências, facilmente saem da sua zona de conforto e abraçam novos desafios sem receios e sempre conscientes que não estão sozinhos na sua caminhada.

O feedback acerca do desempenho é algo que vemos como muito necessário e valorizado pelos nossos colaboradores; existe uma necessidade de se perceber se estamos a seguir o caminho certo da forma correcta.

A partilha interna de conhecimento entre todos os colegas tem sido muito importante para o desenvolvimento individual e colectivo; acelera o processo de aprendizagem e inovação, o que nos possibilita uma melhoria contínua dos nossos serviços.

 

Como encaram a questão do equilíbrio entre vida pessoal e profissional numa altura em que a casa de muitos colaboradores é também o seu escritório?
O regime de trabalho implementado na nossa empresa é o sistema híbrido. A pandemia mostrou-nos que a nossa equipa é muito responsável e autónoma trabalhando à distância. Por esse motivo, demos a liberdade de escolha a cada colaborador se preferiam continuar a trabalhar remotamente ou se preferiam regressar ao escritório.

 

Em termos do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a escolha da maioria dos colaboradores recaiu pela opção de trabalhar a partir de casa sempre que possível. No entanto, e em virtude de cada caso ser um caso, temos igualmente colaboradores que preferem estar no escritório.

Não obstante o facto de estarmos maioritariamente a trabalhar a partir de casa, as equipas encontram-se no escritório com alguma regularidade. São sempre momentos em que estamos fisicamente juntos e sentirmos melhor a presença uns dos outros. São dias de trabalho mas de grande socialização, sempre partilhados com muita alegria e satisfação por parte de todos.

 

Como encaram o futuro do trabalho em Portugal, nomeadamente na vossa área de actividade?
Encaramos o futuro do trabalho com optimismo e expectativa face à disrupção tecnológica que estamos a viver. Na nossa área de actividade, os desafios são imensos, precisamente devido à constante evolução tecnológica. Somos cada vez mais uma empresa de tecnologia.

Ao nível da Consultoria de E-Learning, que é uma das nossas áreas core, continuamos a ajudar os nossos clientes a instalarem a sua plataforma de e-learning e na concepção de cursos em e-learning. A formação a distância é uma realidade cada vez mais presente nas empresas e vai evoluir muito nos próximos anos. Estamos sempre atentos aos desenvolvimentos tecnológicos e melhores práticas internacionais para continuarmos a surpreender os nossos clientes com serviços e cursos de qualidade superior.

Na Gestão da Formação, vamos procurar alear o nosso know how técnico, que é vasto, à componente tecnológica para ajudarmos os nossos clientes a melhorarem os seus processos de digitalização da formação permitindo que estejam sempre em conformidade com os requisitos de qualidade da DGERT e de forma mais simples e eficaz.

Na Formação Pedagógica, queremos continuar a ser uma referência no mercado nacional, nomeadamente nos nossos cursos de Formação de Formadores, Gestão da Formação e E-Tutor. Procuramos formar profissionais de topo com as melhores práticas do mercado.

 

Este artigo foi publicado na edição de Março (nº. 146)  da Human Resources, nas bancas.

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