São estas as 15 profissões mais bem pagas em Portugal, actualmente
O mundo está em constante mudança, tal como os perfis procurados – e mais bem pagos – pelas empresas. O Ekonomista elaborou uma lista com as profissões com melhores salários em Portugal.
São elas:
1. Analista de dados
Em 2019, todas as profissões especializadas em Big Data superaram os rankings de procura das empresas. Este ano, a tendência é a mesma.
Um analista de dados examina uma enorme quantidade de informação e extrai padrões de modo a estabelecer estratégias com base nos dados previamente recolhidos. Se é um Data analyst, saiba que os salários desta profissão variam entre 50 mil euros a 80 mil por ano.
2. CRM manager
Dentro da lista das profissões mais bem pagas em Portugal está o perfil de CRM Manager (Customer Relationship Management). Esta não é uma profissão nova, contudo tem vindo a ganhar algum destaque nos últimos anos.
O profissional com esta função tem como missão definir e desenvolver a estratégia de CRM no comércio online. Geralmente, o salário médio de um CRM Manager varia entre 25 mil euros e 35 mil anuais, independentemente da experiência obtida.
3. Digital Project Manager
Trata-se de um profissional responsável por coordenar estudos sobre vendas online com o intuito de desenvolver um plano de marketing para uma determinada empresa e liderar assim a transformação digital. Dependendo da empresa e da experiência, o salário bruto anual é de cerca de 70 mil euros por ano.
A tecnologia Blockchain usa a descentralização como medida de segurança e é utilizada em todos os sectores como um método seguro para verificar os processos e fazer transacções. Trata-se de uma tecnologia que é vista como a principal inovação do bitcoin e é dos perfis mais procurados pelas empresas digitais em geral, este ano.
Como é um perfil recente, os salários e a procura por este tipo de especialistas dispararam, com um salário médio de 90 mil euros a 110 mil por ano.
5. Consultor SAP
Este profissional gere e adapta o software SAP às necessidades das empresas. É o responsável por aproveitar ao máximo o software da empresa e tem um salário médio bruto de 45 mil euros, dependendo da empresa.
6. Director de empresa
Como sabemos os directores de empresas são responsáveis por promover cada uma das estratégias do negócio. Além disso, são ainda responsáveis pela motivação dos trabalhadores com o objectivo de melhorarem a produtividade.
Normalmente, este tipo de profissionais têm um salário bruto médio de 50 mil euros no início das suas funções.
7. Director financeiro
A função de um director financeiro é coordenar todas as tarefas administrativas e financeiras de uma empresa. Para ter uma noção, o salário bruto médio deste profissionais, varia entre 45 mil euros e 50 mil, numa fase inicial.
8. Director de Marketing online
O director de Marketing Online é responsável por estabelecer contratos de publicidade e criar novas campanhas para a promoção dos produtos ou serviços de uma empresa.
Trata-se de uma profissão com elevada procura e, por isso mesmo, faz parte das profissões mais bem pagas em Portugal. O salário anual pode variar entre 45 mil euros e 120 mil, tudo depende da empresa e experiência.
9. Influencer
É uma das mais novas profissões dos últimos anos. Estes profissionais chamam a atenção das marcas e, consequentemente, dos departamentos de Marketing. Sabia que actualmente, cerca de 80% dos profissionais das indústrias da moda, luxo e cosméticos utilizam o marketing de influência?
É precisamente por haver uma enorme procura, que esta é também uma profissão das mais bem pagas em Portugal, sendo que o salário pode variar muito dependendo do alcance e engagement do influencer, exposição e, claro, número de trabalhos desenvolvidos com empresas.
10. Director de vendas
Os directores de vendas ou comerciais, têm como principais funções propor uma estratégia de vendas, medir os resultados e liderar o departamento comercial de uma determinada empresa. Têm um salário base bruto médio de 40 mil euros a 45 mil, dependendo da experiência e normalmente, recebem ainda comissões de venda.
11. Especialista SEO
Na era em que vivemos, não ter uma presença nos motores de busca pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Por este mesmo motivo, é necessário ter um especialista em SEO que projecte e optimize os vários tipos de conteúdo para alcançar um maior número de potenciais clientes.
Habitualmente, estes profissionais recebem anualmente cerca de 25 mil euros e 50 mil, dependendo do volume de trabalho e da carreira. Importa ainda referir que, muitos profissionais desta área trabalham até em regime remoto.
12. Gestor de redes sociais
Relativamente às funções de um Social Media manager e de um Community manager, estas focam-se em planear e projectar a comunicação estratégica da empresa através das redes sociais. Na verdade, esta profissão está entre as mais importantes do momento.
Tratam-se de profissionais que podem receber entre 25 mil euros e 70 mil, conforme as responsabilidades e classificação.
13. Especialista em Cibersegurança
Actualmente, é imprescindível que as empresas protejam os seus dados e que garantam que os mesmo continua sigilosos. Assim, os especialistas em cibersegurança desempenham um papel de extrema importância.
É possível destacar o perfil júnior de um especialista em segurança cibernética, sendo que recebe um salário de 30 mil euros brutos por ano.
14. Growth Hacker
O Growth Hacker é um perfil que faz parte dos departamentos de Marketing Digital em muitas empresas. Trata-se de um profissional imprescindível devido à sua capacidade analítica e criativa que permite a criação de estratégias de crescimento digital.
Para que consiga ter uma noção, as suas principais funções são recolher dados, analisá-los e tirar assim conclusões para implementar estratégias com o objectivo de melhorar o posicionamento de um produto ou serviço relativamente à concorrência.
Os salários de um Growth Hacker variam entre 30 mil euros a 35 mil por ano, com uma experiência entre dois e cinco anos.
15. Scrum master
O Scrum master é uma das profissões mais bem pagas em Portugal e das mais procuradas em 2021. Os profissionais desta área são também chamados de facilitadores de projectos e o salário anual varia entre os 35 mil euros e os 50 mil, conforme a experiência.