Vai ao Rock in Rio este fim-de-semana? Atenção, aos (muitos) condicionalismos de trânsito. Veja aqui onde já não pode circular (e as alternativas)

Para minorar os constrangimentos de circulação verificados no primeiro fim-de-semana do Rock in Rio Lisboa, e facilitar a circulação viária no decurso do evento, a organização do Rock in Rio Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, a PSP-DT e a Junta de Freguesia do Parque das Nações procederam a alterações de trânsito, com a implementação de fortes restrições à circulação nos próximos dois dias.

 

Nos dias 22 de 23 de Junho haverá os seguintes condicionamentos de trânsito :

  • IC2 no acesso à Rotunda da República da Colômbia
  • Rotunda da Av. Dom João II com a Av. da Peregrinação
  • Praça do Venturoso
  • Rotunda dos Vice-Reis
  • Vias junto à Gare do Oriente – rotunda da Av. Aquilino Ribeiro Machado com Av. do Índico e rotunda da Av. de Berlim com Av. do Pacífico
  • Eixo Central da Av. Dom João II entre a Gare do Oriente e a Rotunda da República da Colômbia, em ambos os sentidos
  • Mantêm-se as restrições anteriormente implementadas na Via do Oriente, Passeio dos Heróis do Mar e rotunda entre a Rua Domingos José de Morais com a Rua Roald Amundsen e Rua da Cotovia (sob o viaduto IC2)
  • As estações GIRA junto ao Pingo Doce – Parque das Nações Norte e Colégio Pedro Arrupe estarão desactivadas, encontrando-se apenas em funcionamento a estação GIRA 113 – Parque das Nações (entre a Rua das Vigias e o Passeio do Levante).
  • TVDE, trotinetes e bicicletas dos vários operadores não poderão aceder à envolvente condicionada.
  • O ponto preferencial para tomada e largada de passageiros em TVDE, será na área de jurisdição do Município de Loures, no acesso à Ponte ciclopedonal sobre o rio Trancão, devidamente coordenado pela entidade policial presente no local.
  • Ainda no Município de Loures irão verificar-se constrangimentos na EN 10 c/ Rua Domingos José Morais e a EN 10 c/ Rua Fábrica da Loiça de Sacavém.

 

Todas as alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito serão devidamente coordenados no local pelas entidades policiais. Serão garantidos os acessos aos moradores e lojistas, desde que se façam acompanhar de comprovativo de residência.

Face à existência de outros eventos na envolvente do Rock in Rio, e consequente pressão na circulação rodoviária e pedonal nesta área, a organização deixa as recomendações para uma melhor mobilidade:

  • Evite circular nas zonas envolventes ao Parque Tejo.
  • Evite estacionar o seu veículo em zonas não autorizadas.
  • Caso necessite de utilizar veículo automóvel, privilegie os parques de estacionamento público disponíveis nas imediações.
  • Certifique-se que os percursos que habitualmente utiliza não estão condicionados ao trânsito automóvel.
  • Verifique antecipadamente os percursos alternativos.
  • Utilize os transportes públicos existentes e ainda os disponíveis para apoio ao evento (comboios CP com destino a Sacavém e shuttles).

Para que o trânsito possa fluir da melhor forma, é essencial a colaboração de todos para que seja evitado o estacionamento irregular nas imediações do Parque Tejo, sob risco de multa e reboque.

 

Shuttles

  • Para um melhor funcionamento do shuttle foram tomadas as seguintes medidas:
  • Serão feitas mudanças na operação de trânsito;
  • Será feito um controlo mais rigoroso de estacionamento nas imediações do Parque Tejo, para evitar os picos de lentidão na hora de maior afluência na saída do recinto, causados por mau estacionamento verificado no primeiro fim-de-semana;
  • Quando esgotar a venda do shuttle, a organização aconselha como melhores opções para chegar ao Parque Tejo: o comboio através da Estação de Sacavém, que fica apenas a 7 min a pé do recinto, e operou em tranquilidade no primeiro fim-de-semana; bem como o estacionamento em parques oficiais no Parque das Nações, que estão a poucos minutos a pé da Cidade do Rock.

 

A Telpark, parceira oficial do Rock in Rio, tem em vigor uma tarifa especial que convida a chegar ao Parque Tejo sem levar veículo próprio, evitando possíveis constrangimentos de trânsito e estacionamento nas imediações do recinto.

Alinhada com os recentes conselhos de mobilidade deixados pela organização do festival, para que se recorra aos transportes públicos bem como ao serviço de shuttle Rock in Rio disponível a partir da Gare do Oriente, a campanha da Telpark permite deixar o carro em qualquer ponto de Lisboa conveniente aos festivaleiros e a usufruir de uma tarifa de 3,90 euros para 24h de estacionamento.

São 10 os parques incluídos: Alameda, Alves Redol-Técnico, Arco do Cego, Campolide, Praça de Londres, Roma, Saldanha, Saldanha Residence, Sete Rios – Zoo e Valbom. A partir de qualquer um é possível aceder à rede de transportes públicos localizada a poucos minutos a pé e chegar comodamente ao Parque das Nações.

Para tal, os festivaleiros necessitam apenas de efectuar a pré-reserva do seu lugar de estacionamento (passo obrigatório) através da App Telpark ou do site. A campanha encontra-se em vigor até dia 23, último dia de festival.

Só no primeiro fim de semana de Rock in Rio, a Telpark registou mais de 1000 reservas de estacionamento, sendo a maior afluência aos parques da Alameda, Roma e Sete Rios.

Metro prolonga a circulação nas Linhas Verde e Vermelha

Caso necessite usar o Metro nas noites de 22 e 23 de Junho, a circulação das Linhas Vermelha e Verde vão estar em funcionamento até às 02h30 da manhã.

Este prolongamento da operação decorrerá em termos idênticos aos implementados nos dias 15 e 16, ou seja, ficarão abertas todas as estações da Linha Vermelha, com excepção das estações Olaias, Bela Vista e Encarnação. Na Linha Verde, estarão abertas as estações da Alameda, Cais do Sodré, Areeiro, Campo Grande e Telheiras. A circulação será feita com comboios de seis carruagens.

O Metropolitano de Lisboa recorda que as estações Oriente e Moscavide são as mais próximas do local do evento. Para quem sair na estação Oriente poderá apanhar o shuttle da Carris que fará a ligação ao Parque Tejo. Caso saia na estação Moscavide o percurso a pé até ao recinto do evento demora cerca de 25 minutos.

Visando facilitar as deslocações, evitar demoras e filas desnecessárias, o Metropolitano de Lisboa recomenda a utilização de cartão bancário que permite o pagamento e validação da viagem na rede diretamente no validador que está no canal de acesso, desde que o cartão disponha de sistema contactless.

O Metropolitano de Lisboa estará presente no Rock in Rio juntamente com a Carris, a CP, a Fertagus e a Transtejo Soflusa, que asseguram também ofertas de mobilidade específicas para viajar até ao recinto do Festival.

Ler Mais