Programa de mentoria (com estágio remunerado) em IT inicia nova edição
A Pipedrive, CRM de vendas, está a realizar a nova edição do programa de mentoria School of Code. Este programa de formação, que inclui estágio remunerado e acompanhamento por alguns dos engenheiros de software, destina-se a identificar e formar uma nova geração de profissionais no sector tecnológico.
A edição deste ano do School of Code está a decorrer em Talin, na Estónia, desde 7 de Outubro, com a data final prevista para 20 de Dezembro. Inscreveram-se 38 candidatos e, no início do programa de mentoria, foram seleccionados 10 participantes para um estágio remunerado de 11 semanas, com uma bolsa mensal de 1000 euros. Esta iniciativa da Pipedrive tem como objectivo desenvolver ferramentas essenciais através da formação prática em engenharia de software, identificando colaboradores motivados para iniciarem as suas carreiras e contribuírem para a comunidade e o sector.
«Nesta edição, o School of Code destaca-se também pelo desenvolvimento de planos de carreira estruturados para os participantes bem-sucedidos. A troca de conhecimentos entre estagiários e colaboradores seniores enriquece a cultura organizacional, promove um ambiente de trabalho inovador e sustentável, e valoriza a diversidade multicultural. Assim, a Pipedrive reafirma o seu compromisso como uma das empresas tecnológicas que mais investe em valores sólidos de employer branding, focando na promoção e retenção de talentos em Portugal», lê-se em comunicado.
Para garantir um ambiente equilibrado, a Pipedrive implementou uma estratégia de composição de equipas baseada na divisão 30-50-20: 30% de colaboradores juniores, 50% de nível intermédio e 20% seniores.
Como refere Agur Jõgi, CTO da Pipedrive «as equipas com experiência diversificada favorecem a inovação e a cooperação na empresa. Os juniores trazem novas ideias para a equipa, os programadores de nível intermédio assumem a responsabilidade diária pela implementação do projecto e os seniores gerem o processo de forma estratégica, ajudando a resolver os problemas mais complexos e orientando os colegas mais jovens.»