Os portugueses estão a acabar o ano menos irritados (e quase 90% já decidiu o que quer fazer em 2025)
Um estudo da plataforma de pesquisa da Preply, mostra que 84,5% dos portugueses inquiridos partilharam ter a meta principal de viajar para outros países, parcela mais expressiva do que a dos inquiridos cujo objectivo será visitar novos locais dentro de Portugal (47%).
Para o ano, a maioria dos inquiridos espera embarcar rumo a praias paradisíacas (55,4%), cidades históricas (55,6%) e destinos de natureza e aventura (37%), com o intuito de relaxar e descansar (79,7%), viver experiências únicas e marcantes (42,7%) e, ainda, explorar novas culturas (50%).
Para compreender a retrospectiva e as expectativas de viagens da população, nas últimas semanas foram entrevistados 400 portugueses residentes em todas as regiões do país.
O estudo mostra também que boa parte dos portugueses estão a acabar o ano menos irritados graças às viagens de 2024. Entre a maioria dos inquiridos pela plataforma, oito em cada 10 disseram ter viajado pelo menos uma vez durante o ano, no geral por lazer (89%), de facto, a sensação é a de fechar um novo ciclo com mais leveza, para 62,9% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos doze meses reduziu seus níveis de stress consideravelmente, cooperando para dias de maior bem-estar mesmo em meio aos desafios.
Os efeitos positivos estendem-se a outra áreas, sobretudo considerando a quantidade de inquiridos que disseram ter-se tornado pessoas com maior conhecimento cultural (57,7%) e autoconfiança (26,9%) graças aos dias passados fora de casa o ano passado, sem contar todos os ganhos no que se refere à capacidade de adaptação a outras realidades (24,9%).
Veja o estudo na íntegra aqui.