
Consultora portuguesa vai definir a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Botsuana
O CH Group foi contratado para definir a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Botsuana, no horizonte 2026-2036. O projecto, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), tem como promotor o Business Botswana, associação empresarial que representa empregadores de todos os sectores da economia do Botswana, actuando na defesa dos interesses do sector privado.
A intervenção contratada à consultora portuguesa tem como objectivo avaliar a implementação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos (2009-2022) e desenvolver uma nova Estratégia Nacional para o período de 2026-2036, que permita ao país fortalecer as suas capacidades e consolidar a transição para uma economia baseada no conhecimento.
«Este projecto reflecte a aposta crescente do CH Group na internacionalização e no apoio a estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável. O Botswana tem um enorme potencial para fortalecer a sua posição global através do investimento no capital humano e estamos entusiasmados por contribuir com a experiência na área da estratégia e desenvolvimento organizacional», destaca António Henriques, CEO do CH Group.
Historicamente, o Botswana tem sido uma das economias mais estáveis de África, sustentada principalmente pela exploração de recursos naturais, particularmente diamantes. No entanto, para garantir um crescimento sustentável e diversificado, o país delineou uma estratégia ambiciosa de transformação económica, conforme definido na Visão 2036, que visa posicionar o Botswana como uma economia de elevado rendimento, reduzindo a dependência das matérias-primas e promovendo o investimento em capital humano.
Neste contexto, o Business Botswana, a principal organização representativa do sector privado no país, desempenha um papel crucial na definição e aplicação de políticas que qualifiquem a força de trabalho e a adaptem às necessidades do mercado. A intervenção do CH Group surge como resposta à necessidade de redefinir as estratégias de formação, capacitação e desenvolvimento profissional, garantindo que os recursos humanos se tornem um motor fundamental da competitividade e inovação no Botswana.
«Ao longo deste projecto, o CH Group irá fornecer uma análise aprofundada do impacto da estratégia anterior, identificando desafios e oportunidades, e colaborando com os principais intervenientes para delinear uma abordagem inovadora e eficaz para o período de 2026 a 2036. Esta iniciativa visa capacitar a força de trabalho local, aumentar a competitividade do tecido empresarial e garantir um crescimento económico sustentável e inclusivo», partilha Carlos Adegas, partner & head of International Research do CH Group.
Nos últimos anos, o CH Group tem apostado na sua internacionalização, promovendo alguns dos seus centros de especialização. Esta estratégia tem-lhe permitido conquistar contratos internacionais.