A aposta da Microsoft nas competências digitais para um mercado de trabalho mais qualificado e inclusivo

O mundo mudou ao longo do último ano, com um enorme impacto na forma de trabalhar e de aprender.

 

A tecnologia permitiu-nos manter as nossas vidas ativas e realçou ainda mais a importância de reforçarmos as nossas competências digitais de forma a acompanharmos a rápida aceleração digital e adaptarmo-nos a esta nova realidade.

A pandemia veio realçar ainda mais as lacunas de desenvolvimento e investimento na literacia digital. Em Portugal, apenas 26% dos trabalhadores têm competências digitais na óptica do utilizador e 12% competências avançadas, dados inferiores à média europeia (28% e 21%, respectivamente), de acordo com o Índice de Digitalização da Economia e da Sociedade 2020.

A missão da Microsoft é capacitar todas as pessoas e organizações para alcançarem o seu maior potencial através da utilização da tecnologia. E é parte deste objectivo ajudar as pessoas e empresas portuguesas a adquirir as competências e literacia digital para enfrentar os desafios actuais e construir um futuro melhor. Como tal, a Microsoft lançou o “Empowering You: Ativar Portugal” – uma plataforma de formação com cursos gratuitos em português e inglês, caminhos de aprendizagem, certificações, sessões de formação, programas de requalificação e iniciativas locais.

 

Um compromisso da Microsoft, LinkedIn e GitHub
Apostar num percurso de aprendizagem profissional é mais importante que nunca: seja para melhorarmos como trabalhamos na nossa função actual ou para procurar um novo desafio, é crucial estarmos em constante actualização das competências mais valorizadas no mercado de trabalho.

Na Microsoft, a expansão do acesso às competências digitais de forma diversa e inclusiva já estava em curso muito antes da pandemia. Em Junho de 2020, a Microsoft lançou a “Global Skills Initiative” que já ajudou 30 milhões de pessoas no mundo e 190 mil pessoas em Portugal a adquirir competências digitais nas mais variadas áreas de qualificação, número que superou o objectivo estabelecido no Memorando de Entendimento com o Governo português, em Novembro do ano passado, de capacitar 100 mil pessoas em todo o país.

Em conjunto com o LinkedIn e o GitHub, a Microsoft selecionou as oportunidades de emprego mais procuradas no mercado de trabalho e analisou as competências necessárias para ingressar nestes caminhos profissionais. Inicialmente, esta iniciativa tinha como data-limite 31 de Março, mas foi estendida até 31 de Dezembro de 2021 e lançou ainda novos recursos do Linkedin, GitHub e Microsoft para melhorar a integração da procura e oferta no mercado de trabalho em áreas de qualificação mais procuradas no país.

Há, assim, disponíveis 96 cursos no LinkedIn Learning em português, entre os quais, em áreas como soft skills, gestão de projectos, serviço ao cliente, vendas e análise de dados e uma lista de cursos em inglês direccionados para os 10 empregos com maior número de vagas publicadas no LinkedIn, em 2020 – Software Developer, Sales Representative, Project Manager, IT Administrator, Customer Service Specialist, Digital Marketer, IT Support/HelpDesk, Data Analyst, Financial Analyst e Graphic Designer –, em crescimento constante nos últimos quatro anos, salário acima da média e que exigem competências que podem ser aprendidas online.

Explorar caminhos de aprendizagem com o Microsoft Learn O Microsoft Learn é a forma mais fácil de explorar os diferentes caminhos de aprendizagem da tecnologia Microsoft. Seja para quem esteja a começar a utilizar as ferramentas ou já um profissional com experiência, a abordagem prática dos conteúdos permite alcançar os objectivos de forma mais rápida, com mais confiança e ao próprio ritmo de cada pessoa.

O Microsoft Learn surgiu em 2016 com uma visão clara: criar uma experiência Web moderna para o conteúdo de forma a permitir as pessoas estarem ao seu melhor nível. Actualmente, a plataforma cresceu e passou a incluir documentação técnica de todos os produtos e serviços da Microsoft, desde o HoloLens, Azure, Dynamics 365, PowerApps, Flow e Power BI. Uma aprendizagem interativa baseada em tarefas com mais de 80 horas de conteúdo gratuito, localizado em 23 idiomas diferentes, que abrange módulos e percursos de aprendizagem, certificações e Learn TV.

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados por módulos, com 5 a 7 passos (também denominados unidades) que abrangem um tópico específico e têm uma duração aproximada de 30 a 60 minutos. Cada módulo tem uma descrição geral, um conjunto de objectivos de aprendizagem, o tempo necessário para cada unidade, os pré-requisitos e a quantidade de Pontos de Experiência (XP) atribuídos. Estes conteúdos são compostos por experiências que ajudam na preparação para exames de certificação para programadores, administradores e arquitetos de soluções.

Os percursos de aprendizagem são compostos por tutoriais passo a passo com ambientes de codificação interativos que concedem um acesso de tempo fixo gratuito aos recursos do Azure. É possível ir acompanhando o progresso, verificar os conhecimentos e validar as implementações para ganhar pontos, níveis, conquistas e troféus na plataforma.

 

Liderar a Inteligência Artificial
Actualmente, estima-se que menos de 10% das empresas que usam Inteligência Artificial (IA) conseguiram de facto operacionalizá-la efetivamente nos seus processos de negócios ou ter estratégias globais e integradas para toda a organização.

As principais razões para tal não são tecnológicas, mas estão maioritariamente relacionadas com falta de competências e dificuldades na construção de estratégias de criação de valor alicerçadas nas capacidades analíticas disponíveis e em IA, incluindo dimensões como a governação e utilização ética dos dados.

A transformação digital está mais presente do que nunca e é vital que os executivos compreendam o potencial da IA no presente e futuro, de forma que consigam criar uma abordagem holística para a IA, explorar os seus recursos para desenvolver estratégias responsáveis e acompanhar a mudança de cultura nas empresas.

Com base nestas premissas, a Microsoft lançou em 2019 o AI Business School, em parceria com o INSEAD, uma iniciativa global gratuita que pretende capacitar os líderes e executivos de negócios para construírem estratégias eficazes de IA dentro das suas organizações.

O AI Business School foi projetado para abordar uma variedade de tópicos com base nos interesses dos líderes empresariais e da indústria. O conteúdo do curso inclui 10 casos de estudo, 5 palestras académicas, 5 guias práticos, 15 vídeos de perspetiva executiva e 7 palestras de tecnologia e está previso para ser concluído em 15 horas.

No âmbito desta iniciativa, a Microsoft Portugal anunciou recentemente uma parceria com a NOVA Information Management School (Nova IMS), da Universidade NOVA de Lisboa, para lançar um curso de IA para Executivos C-Suite: “AI for Business”. O curso terá início em setembro e irá oferecer conhecimento prático para a definição e implementação de estratégias de IA nas organizações de executivos.

 

Formação e certificação Microsoft gratuitas
Seja para especialistas em cloud, iniciantes ou para os que procuram estratégias práticas para personalizar o seu percurso digital, as sessões de formação dos Microsoft Virtual Training Days foram desenhadas para formar e certificar gratuitamente nas tecnologias base Microsoft como Azure, Inteligência Artificial, Dados, Dynamics 365 e Power Platform.

Além da prática e aquisição de conhecimentos, as realizações das sessões de formação permitem obter 100% de desconto nos exames de certificação Microsoft associados. Há múltiplas opções de acordo com as soluções e tecnologias da Microsoft:

· Microsoft Azure: seja através dos fundamentos de cloud Azure, migração de servidores ou competências mais complexas, como a modernização de aplicações web e construção de data warehouses, há vários caminhos de aprendizagem disponíveis a todos os níveis.

· Microsoft 365: o último ano provou a necessidade de nos atualizarmos quanto às novas formas de trabalhar e a importância de acelerar o processo transformação digital das organizações. Disponibilizamos, assim, conhecimentos sobre os recursos e capacidades do Windows 10, Microsoft Office 365 ProPlus e Microsoft Teams.

· Microsoft Security: com a rápida alteração na forma de trabalhar, a segurança revelou-se numa das maiores preocupações das empresas para manter os dados protegidos. As sessões de formação de segurança transmitem as competências técnicas e conhecimento necessário para que as pessoas trabalhem em segurança em qualquer lugar

· Microsoft Dynamics 365: atender às necessidades e expectativas dos clientes nem sempre é fácil e o Microsoft Dynamics 365 permite estimular a inovação e apoiar experiências personalizadas ao longo de toda a experiência do cliente.

· Microsoft Power Platform: através destas formações é possível aprender como utilizar o Power BI, PowerApps e Power Automate para criar aplicações personalizadas, automatizar fluxos de trabalho e analisar dados – independentemente do conhecimento técnico da pessoa.

 

Parcerias estratégicas – Programa UPskill e IEFP
A aposta na requalificação tecnológica é essencial e as empresas mais abertas à inovação terão mais probabilidades de prosperar. A pandemia demonstrou a necessidade de garantir as competências certas na força de trabalho, que garantam a sua sustentabilidade futura.

A Microsoft tem vindo a desenvolver parcerias estratégicas com projetos que tenham os mesmos objetivos de requalificação dos profissionais para integrarem – após o período de formação – o mercado das tecnologias de informação.

Um dos exemplos é o programa UPskill, ao qual a Microsoft se associou à APDC, IEFP e CCISP, que visa proporcionar uma formação intensiva de 6 meses em áreas específicas enquadradas nas TIC, seguidos de 3 meses de formação em contexto de trabalho. Este programa já recebeu 5600 candidaturas e tem, actualmente, 430 formandos.

Em associação com o IEFP, a Microsoft Portugal disponibilizou gratuitamente o Office 365 Pro Plus a todos os desempregados inscritos nos centros de desemprego. O objectivo é ajudar a melhorar as suas competências tecnológicas, oferecendo o acesso a uma das ferramentas de produtividade mais usadas no mercado de trabalho. Atualmente, beneficiam da tecnologia da Microsoft gratuitamente mais de 263 mil desempregados inscritos no IEFP.

 

Fundação José Neves e Microsoft Portugal – Brighter Future
Em Setembro de 2020, a Microsoft apresentou uma parceria com a Fundação José Neves para apostar na Educação e competências em novas áreas do conhecimento associadas à tecnologia e ao digital. Esta parceria materializou-se no lançamento da plataforma em cloud “Brighter Future“, uma fonte de dados única sobre o ensino e o mercado de trabalho em Portugal.

Através do “Brighter Future” é possível identificar de forma simples as grandes tendências, no que diz respeito às profissões mais representativas do mercado de trabalho, às profissões mais procuradas, às competências mais valorizadas pelas empresas e a empregabilidade das diferentes áreas de formação.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação”, publicado na edição de Junho (n.º 126) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...