A crescente importância da imagem no digital. Saiba os erros a evitar em teletrabalho

Os últimos meses estão a ser tempos de grandes mudanças e desafios para todos nós e o modo como vivemos o “novo normal” está em constante adaptação e contínuo ajuste. A nova era COVID-19 provocou diversas alterações à nossa rotina diária, tendo uma delas se manifestado na forma de trabalhar: o teletrabalho ganhou relevo e destaque, tendo diversas empresas em Portugal e no resto do mundo aderido a este regime de trabalho a tempo parcial ou total.

 

Por Alexandra Lopes, consultora de Imagem Pessoal e Profissional

 

As reuniões via plataformas online substituíram as reuniões presenciais, cujas vantagens são evidentes para as empresas: realizam-se menos deslocações, com a respectiva diminuição dos custos associados, rentabilizando a agenda dos colaboradores, revelando-se um vasto leque de novas possibilidades sem fronteiras.

Novas possibilidades e novos desafios num mundo digital, em que muitos esquecem e descuram a sua imagem nas reuniões online, arriscando a sua credibilidade e imagem profissional, assim como a imagem e reputação corporativa.

No actual contexto de teletrabalho, não podemos deixar para segundo plano a nossa imagem profissional, não descurando o vestuário, cabelo, barba, maquilhagem e unhas: todos os detalhes são importantes e marcam a diferença!

Se estivermos a trabalhar a partir de casa é fundamental vestirmo-nos como se fossemos para o escritório, dando preferência a vestuário e calçado confortáveis, mas que reflictam o dress code da empresa.

Atenção!!! Vestir o pijama o dia inteiro poderá ser uma tentação, principalmente em dias sem não reuniões online agendadas. No entanto, tal não deverá ser sequer uma opção: para além de poder comprometer a sua produtividade, motivação e humor, há sempre a possibilidade de surgir uma reunião de última hora e não termos tempo para mudar de roupa e nos prepararmos adequadamente.

Não esquecer: para além da imagem nas reuniões online, importa referir que é também importante mantermos uma imagem consistente nas redes sociais – especialmente no LinkedIn – que transmita profissionalismo e que seja coerente com o setor da empresa e com a função que desempenhamos.

Costumamos ouvir e ler que uma imagem vale mais que mil palavras… e não podia estar mais de acordo! Por isso, é crucial investirmos na nossa imagem pessoal e profissional, quer em contexto presencial, quer em contexto virtual.

 

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...