A escuta activa é fundamental quando se procura candidatos a emprego. Estas seis técnicas vão ajudá-lo a tornar-se um bom ouvinte

Cerca de 74% dos empregadores indicam que a capacidade de ouvir é importante quando se procura candidatos a emprego. A escuta activa é a prática de absorver, compreender, responder, e reter o que está a ser dito. No trabalho, é uma arma secreta para construir relações profissionais, melhorar a produtividade e fazer avançar a sua carreira. Aprender a ouvir activamente pode ser-lhe útil a vários níveis. 

 

A Adecco Portugal partilha cinco técnicas para melhorar as suas capacidades e aprender a ser um ouvinte activo e potenciar o sucesso numa entrevista de emprego.

 

1. Oiça os sinais não verbais
As palavras não são tudo. A escuta activa requer que se leia também a linguagem corporal de uma pessoa e se obtenha informação a partir de sinais não verbais. Saber o que procurar é crucial. Geralmente, os peritos recomendam que se preste atenção aos seguintes sinais:

Positivos
– Contacto visual directo;
– Músculos faciais relaxados;
– Sorriso amigável;
– As mãos são visíveis, abertas e relaxadas;
– Os braços estão abertos.

Negativos
– Movimento rápido dos olhos;
– Olhar frio, vidrado ou distante;
– Sobrancelha levantada em sinal de incredulidade ou dúvida;
– Músculos faciais tensos;
– Sorriso rígido e forçado;
– Mãos ou punhos cerrados;
– Braços cruzados com força (indicando uma posição defensiva ou protectora);
– Inquietude.

 

2. Utilize eficazmente a linguagem corporal
A linguagem corporal indica se se está em sintonia ou desconexão com o que alguém está a dizer. As melhores práticas incluem:

  • Olhar para o orador;
  • Manter o contacto visual. Para resultados óptimos, mas não intimidadores, tente contacto visual 60% a 70% do tempo;
  • Acenar com a cabeça quando apropriado;
  • Evitar cruzar os braços;
  • Sorrir.

 

3. Não interrompa o interlocutor
Quando aprender a ouvir activamente, vai descobrir que o silêncio pode ser uma ferramenta poderosa. Afinal de contas, ninguém gosta de ser interrompido. Por isso, deixe a pessoa falar. Não tente terminar as suas frases ou acrescentar uma ideia. Se precisar de um lembrete físico para ficar calado, feche bem a boca até ser a sua vez de falar.

 

4. Esclarecer o que o orador está a dizer
Se alguma coisa que a pessoa diz não estiver clara, tente resumir o que ouviu, dizendo algo do género: «Só quero ter a certeza de ter ouvido tudo correctamente», ou simplesmente dizer: «Lamento, mais uma vez, por favor». Evite frases negativas como «estou a ter problemas em segui-lo» ou «pode repetir isso? Estava a falar demasiado depressa».

 

5. Fazer perguntas
Não hesite em fazer perguntas, pois questionar mostra que está a prestar atenção ao que é dito e demonstra interesse e curiosidade. No entanto, o objectivo é fazer perguntas que levem a conversa a um nível mais profundo.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas ponderadas:

  • Se um colega de trabalho desabafar consigo sobre a pesada carga de trabalho: «Parece que estás a ter um pico de trabalho! Esta é a norma, ou é um pico sazonal?»
  • Se o seu chefe lhe faz críticas construtivas: «Obrigado pelo feedback: pode esclarecer-me um pouco mais sobre como vai medir o meu desempenho no futuro?»
  • Se o seu gestor elogia o seu trabalho: «Obrigado, esforcei-me muito e pensei muito nisto. Como reagiu o cliente?»

 

6. Limite as distrações para escutar de forma activa
A escuta activa não é nada se não for respeitosa. Contudo, é difícil evitar todas as distrações, especialmente quando somos bombardeados com e-mails, mensagens de texto, ou notificações nas redes sociais. Siga estes passos simples para se manter concentrado quando alguém está a falar consigo:

  • Guarde o seu telefone ou, se possível, desligue-o ou coloque-o em modo de avião para que não se sinta tentado a verificar o email;
  • Ter conversas num espaço tranquilo e privado;
  • Avisar os outros que não está disponível (por exemplo, pode considerar a colocação de um sinal na porta que diga: “Por favor, não incomodar a menos que o escritório esteja a arder” (o sentido de humor é também uma arma poderosa!);
  • Se um colega de trabalho tentar envolvê-lo numa conversa, mas estiver demasiado ocupado para lhe dar toda a tua atenção, avise-o. (“Quero estar totalmente presente nesta conversa, mas estou no lodo neste momento. Podemos marcar uma hora para que possamos falar?”).
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