A essência da Comunicação: Saber Ouvir

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

A maior parte das vezes que comunicamos estamos centrados em nós. Nos nossos sentimentos, no que queremos transmitir, na nossa mensagem.
A verdade é que comunicar implica passar uma mensagem ao(s) nosso(s) interlocutor(és).
Seja numa comunicação com um interlocutor ou para uma audiência, (mesmo que não seja esse o sentimento inicial) acontece muitas vezes que acabamos a focar-nos cada vez mais em nós, à medida que a comunicação decorre.
Este refúgio em nós próprios afasta-nos dos nossos interlocutores e leva-nos a distanciar-nos cada vez mais, ignorando as recções e mesmo deixando de ouvir.
Quanto maior se torna a insegurança ou a ansiedade maior é a tendência para nos abstrairmos do que se passa à nossa volta, e em casos mais intensos em que algo no processo de comunicação não corre, de acordo com o que esperávamos, pode inclusivamente associar-se a reações fisiológicas que não conseguimos controlar; tremor, respiração ofegante, suor.
Se isto acontece ainda mais difícil é manter uma postura de atenção ao outro quando tentamos sobretudo controlar as nossas emoções.
Mas a verdade é que o sucesso da comunicação passa, a meu ver, por este despreendimento do “eu” e pelo foco no “outro”.
É através da atenção ao outro que podemos gerir o que dizemos e como dizemos de forma a poder captar a atenção e adaptar o nosso estilo ao nosso interlocutor garantido uma comunicação eficaz. Para o podermos fazer de forma assertiva temos de nos “desligar” do foco no “Eu” e pensar no “Outro”.
O contrário pode ser um cenário, uma espécie de “teatro” onde apresentamos um discurso estudado, mas não adaptado, e acabamos a falar “sozinhos” ou deixamos de tal forma que a emoção nos guie que a interpretação de qualquer reação do nosso interlocutor é percebida como uma ameaça, potenciada a cada momento e criando um fosso cada vez maior na comunicação.
Sempre que comunicar pense no seu propósito nas mensagens que quer transmitir, mas pense sempre, antes e durante o processo de comunicação, nos seus interlocutores, na sua audiência, seja numa palestra, ou numa simples conversa.
Focar no outro é o ponto de partida para uma boa comunicação.