
A GenAI a mudar o ADN dos empregos, a reforma da lei laboral, portugueses de sucesso no mundo e muito mais. Leia na mais recente edição da Human Resources
Este mês, o destaque de capa vai para uma análise ao impacto da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) nas profissões. Apresentamos também os resultados de mais um Barómetro Human Resources, com foco na reforma da lei laboral. Mas há mais motivos de interesse na edição 178 – desde entrevistas e eventos, passando por boas práticas e casos de estudo, a reportagens. Está disponível online e chega às bancas esta semana.
Já não se trata de saber se a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) vai mudar os empregos no futuro, mas sim que tipos de empregos serão mais e menos alterados, porquê e como. O “AI at Work Report 2025: How GenAI is Rewiring the DNA of Jobs”, da autoria de Annina Hering, senior economist, e Arcenis Rojas, Data scientist do Indeed Hiring Lab, avalia até que ponto a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) pode mudar a forma como as diferentes competências ou trabalhos são realizados, através do Índice de Transformação de Competências da GenAI.
Nas entrevistas, destaque para a conversa com Zuzana Fabianová, CEO da Wondercom, que chegou a Portugal em busca de um futuro e criar algo que permitisse fazer a diferença, que lhe desse propósito. E esse algo foi a Wondercom.
Na rúbrica Gestor de Pessoas, Duarte Meneses, director de Pessoas e Cultura do Grupo Avillez, fala sobre a importância de «olhar para as pessoas com a importância devida», porque «se os colaboradores têm a missão tão exigente de cuidar dos clientes, é importante que haja alguém que cuide deles, que lhes proporcione mais
conforto, reconhecimento e voz».
No Em Foco, Pedro Agapito, CEO da Telpark, partilha o desafio de garantir coesão e espírito de pertença na gestão de mais de 1600 colaboradores com uma liderança próxima, colaborativa e inspiradora.
Destaque igualmente para os resultados do 61.º Barómetro Human Resources, que se focou no anteprojecto de reforma da lei laboral “Trabalho XXI”, que inclui a revisão de mais de uma centena de artigos do Código de Trabalho e de nove diplomas legais complementares. Como habitualmente, para além dos resultados, não faltam os comentários dos especialistas.
Nesta edição damos a conhecer mais um “Português de sucesso no mundo”. André Pinto, managing director and senior partner no Boston Consulting Group no Rio de Janeiro, nas áreas de Energy and Utilities, que transitou de Engenharia Mecânica para o sector energético e passou por vários países até se instalar no Brasil.
Este mês, destaque ainda para dois eventos sobre temas-chave no mundo do trabalho. O primeiro, a segunda edição do Well-Being Lisboa, uma conferência dedicada ao bem-estar nas organizações, que reuniu empresas e especialistas de diferentes sectores de actividade. O segundo sobre a Directiva Europeia sobre Transparência Salarial, organizado pela PLMJ, que juntou juristas, representantes da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), e de empresas.
No Case Study, apresentamos a Corticeira Amorim, que uniu todos os colaboradores num compromisso partilhado, com o programa Juntos Pela Segurança; e nas Boas Práticas damos a conhecer a Finsolutia, que, perante o desafio de atrair perfis tecnológicos especializados, proporciona um ambiente de desenvolvimento, com sentido de propósito e inovação.
Nos artigos nacionais, Arménio Rego, professor catedrático e director do LEAD Lab da Católica Porto Business School, e Miguel Pina e Cunha, professor catedrático na Nova School of Business and Economics, analisam as más lideranças e a necessidade de investir na formação sobre o tema. Georg Dutschke, partner do Purpose Lab, reflecte sobre a monetização do impacto do propósito organizacional na rentabilidade.
No Empowering People, o foco vai para os novos modelos de trabalho e o futuro das organizações.
Na habitual rubrica Liderar com Mundo, tem a palavra Ana Silveira, directora de Relações Externas e Comunicação da Galp e mentora PWN Lisbon, que aborda a transição energética com as pessoas no centro. Nas Estórias com Propósito, Rui Lança, director desportivo no Ittihad Club (da Arábia Saudita) e docente universitário, fala sobre episódios do seu largo percurso como voluntário.
Há igualmente espaço para especiais sobre Oboarding (Cofidis); Benefícios Flexíveis (Coverflex); GPTW; Academias de Formação (Academia Cuatrecasas, ANA Aeroportos de Portugal, Carla Rocha Comunicação, Epal, Grupo FHC, Grupo Nov, ISQ Academy, NOVA SBE Executive Education, Randstad e MC); Consultoria (Cegoc, Gi Group Holding, Korn Ferry e Randstad); e Felicidade nas Organizações (Consulting House e Scoring).
Como vê, conteúdos relevantes não faltam nesta edição!
Confira o alinhamento completo aqui.
Seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.