A importância da tecnologia na Gestão de Pessoas

Através da tecnologia empresarial, os departamentos de Recursos Humanos vão conseguir melhorar o relacionamento dos colaboradores, reter e adquirir ainda mais talento. Os números não enganam.

 

Por Luís Polo

 

Recrutar e reter talentos está a tornar-se cada vez mais desafiante no actual cenário ultracompetitivo. Ao contrário das gerações anteriores que ficavam contentes em trabalhar numa mesma empresa a maior parte da sua carreira, um inquérito realizado pela Deloitte demonstra que as gerações mais novas são mais propensas a saltar de trabalho em trabalho durante a sua vida. Portanto, já não é suficiente oferecer apenas um bom salário e bons benefícios!

Apesar de ser algo que não pode ser ignorado, as correctas ferramentas tecnológicas e digitais são factores cada vez mais importantes para manter os colaboradores dedicados. Tradicionalmente, tem sido o trabalho do departamento de Tecnologias de Informação (TI) tomar as decisões de tais compras, mas, à luz do aumento da importância da tecnologia no relacionamento de colaboradores, isto é algo em que os departamentos de Recursos Humanos devem ficar cada vez mais envolvidos.

 

Relacionamento de colaboradores

Um colaborador satisfeito poderá trabalhar as horas para a qual foi contratado sem reclamar, no entanto, não correrá a milha extra para a empresa. Mas um colaborador motivado não trabalha apenas para o pacote salarial, ou para receber a próxima promoção, mas sim rumo aos objectivos da empresa. Quando os colaboradores estão motivados, eles não fazem apenas o trabalho, eles preocupam-se com o trabalho.

Colaboradores motivados demonstram ser mais produtivos. Manter os trabalhadores é uma preocupação maior para os gestores de pessoas, dado ser um processo dispendioso contratar e substituir colaboradores. Adicionalmente, se estes se sentirem bem com o seu trabalho, estarão mais propensos a ter um sentimento de propósito e optimismo nas suas vidas.

De acordo com a Gallup, as empresas ou departamentos que obtêm as maiores pontuações nas métricas de relacionamento, relatam atingir mais 21% de lucro do que aqueles que ocupam o quartil mais baixo. Da mesma forma, a AON afirma que com apenas um aumento de cinco pontos percentuais no relacionamento dos colaboradores, a receita da empresa pode aumentar até três pontos percentuais, uma métrica importante para demonstrar como os Recursos Humanos influenciam a rentabilidade e lucro do negócio.

Logo, colaboradores motivados podem ter um impacto positivo no sucesso da empresa e devem enquadrar-se em qualquer estratégia de negócio. A motivação dos colaboradores também é uma força positiva num mercado que está a ser transformado pela disrupção digital, o qual desencadeou uma escassez de recursos com determinadas capacidades e trouxe incertezas dentro da força de trabalho.

Atrair e motivar colaboradores qualificados é um desafio cada vez maior, e os directores de Capital Humano devem estabelecer contacto com a equipa de TI para que possam também perceber a importância da tecnologia para manter os colaboradores e recrutar talentos novos. Como resultado destes critérios, as empresas precisam implementar várias táticas para garantir que têm a equipa certa. E que conseguem mantê-la.

 

Dar as ferramentas certas

À medida que o mundo se torna mais digital e os dispositivos desempenham um papel cada vez maior na vida quotidiana, um factor cada vez mais relevante na aquisição de talentos e na motivação dos colaboradores é a tecnologia empresarial.

Segundo a Microsoft, a esmagadora maioria (93%) da geração millennial declara que, para aceitar um emprego, é essencial que uma empresa possua tecnologia, serviços e soluções de última geração. Já a Ultimate Software relata que um em cada três colaboradores demitir-se-ia se tivesse de utilizar tecnologia mais antiga.

No mesmo sentido, e de acordo com a AON, a disponibilização de infraestruturas, o que inclui tecnologia e processos de Recursos Humanos, é o quinto maior contribuinte global para melhorar a relação dos colaboradores. A AON acrescenta que, no ano passado, na Europa, a disponibilização da infraestrutura alcançou o maior crescimento em importância de qualquer um dos cinco principais factores para a motivação dos funcionários – um aumento de quatro pontos percentuais.

Para gerar relacionamento, um colaborador deve sentir que a tecnologia que utiliza permite que execute o seu trabalho com eficiência e que lhe dá liberdade para o fazer remotamente. O aumento do trabalho mobile é cada vez mais real e tem-se tornado numa norma para a estratégia de Recursos Humanos.

E permitir que os colaboradores trabalhem fora do tradicional horário das 9 às 17h, e fora das quatro paredes de um escritório, tem demonstrado que motiva os clientes.

Uma empresa com uma cultura digital tem cinco vezes mais colaboradores que se sentem motivados em ter o trabalho feito de forma eficiente e eficaz, do que uma empresa que tenha uma cultura digital baixa. Mais uma vez, isto demonstra que os trabalhadores se importam com o dispositivo e infraestrutura empresarial que utilizam.

Este consumo da tecnologia faz com que os colaboradores esperem dispositivos elegantes da mais alta qualidade, bem como soluções como plataformas de computação em cloud que permitem que trabalhem facilmente onde estiverem. Isto amplifica-se com a chegada das gerações mais jovens ao mundo do trabalho, muitas das quais estão acostumadas a usar estas tecnologias nas vidas pessoais desde tenra idade.

É por este motivo que os directores de Recursos Humanos precisam de garantir que quem toma as decisões de TI reconheça o papel que têm em fazer com que os colaboradores se sintam valorizados. Ao fornecer uma infraestrutura corporativa e ao investir em dispositivos, é importante ter em consideração os recursos funcionais básicos, como a segurança, fiabilidade e conectividade; mas também características “mais mundanas”, como a portabilidade, o formato e o design ergonómico e estético. Afinal de contas, estes são os factores pelos quais um consumidor julgaria um portátil, portanto, os mesmos critérios devem ser aplicados aos dispositivos que vão ser utilizados pelos colaboradores todos os dias.

 

Invista no futuro
Os directores de Recursos Humanos que levam a sério a contratação de colaboradores de qualidade e em reter a equipa existente devem incentivar os seus colegas C-suite para garantir que os dispositivos são actualizados regularmente, o que permite que os colaboradores aproveitem a mais recente gama de recursos e soluções digitais. Além disso, ao oferecer aos novos colaboradores da empresa um dispositivo novo, e não um em segunda mão, demonstra ao colaborador o quanto a empresa o aprecia.

Os departamentos de Recursos Humanos que conseguem motivar os colaboradores novos ou seniores, aumentam a oportunidade de ter a experiência e o conhecimento que precisam num cenário digital em rápida mudança. Ao investir na disponibilização de infraestrutura corporativa e dispositivos que sejam acima do normal, os gestores de pessoas poderão potenciar os departamentos de TI para terem uma contribuição essencial para o impulso no relacionamento dos colaboradores e colher os benefícios do crescimento geral do negócio.

 

Este artigo foi publicado na edição de Novembro da Human Resources.

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