A importância de comunicar Sustentabilidade

Por Luís Roberto, Managing Partner da Comunicatorium e Professor convidado do ISCSP-ULisboa

 

A crise pandémica veio testar a solidariedade das empresas e a sua disponibilidade para apoiar os mais vulneráveis, nas mais diversas formas.

Do local ao global, a solidariedade colocou a todas as empresas o dever de colaborar de forma construtiva, ativa e contínua.

Em 2024, é esperado que 35% das empresas na Europa tenham a sua estratégia de sustentabilidade definida, e iniciem a implementação dos seus projetos com impacto nos setores onde operam.

Deseja-se que as lideranças sejam capazes de desenvolver parcerias que contribuam fortemente para o cumprimento das metas 2030,  e se empenhem no apoio às mudanças sistémicas para alcançar uma Europa Sustentável.

A procura da eficiência energética, a gestão dos recursos naturais e financeiros, a digitalização com o objetivo de aproximar as pessoas e ligá-las à tecnologia, e o desenvolvimento da economia circular estarão na ambição das novas lideranças.

A COVID-19 ensinou-nos que, a menos que cooperemos, não poderemos avançar em direção a um negócio mais sustentável, contribuindo em simultaneo para o bem estar da comunidade.

No meio desta azáfama e entisuasmo de muitos setores de atividade em torno da sustentabilidade e da Agenda 2030, uma pergunta levanta-se:

É ou não importante comunicarmos sustentabilidade ?

Comunicar Sustentabilidade significa partilhar as boas práticas entre os colaboradores, parceiros e fornecedores, e levar ao conhecimento destes, as preocupações e o posiconamento da empresa face ao desafios da sustentabilidade.

A partilha de informação sobre o desempenho social e ambiental, além do económico, é importante, na medida em que pode influenciar outras empresas, parceiros e até mesmo estados, a desenvolver outras iniciativas que impulsionem o desenvolvimento sustentável. Mas não só.

Duma forma genérica as empresas enfrentam o desafio da excelência da gestão, procurando o crescimento assente no diferencial competitivo.

Por outro lado o consumidor passou a estar atento e a preocupar-se com o propósito e o envolvimento dos seus fornecedores com a comunidade, passando este a ser um fator determinante na hora da escolha acertada.

Vários estudos apontam que o consumidor perante duas empresas que comercializem o mesmo produto, com a mesma qualidade, optam por aquela que tem uma estratégia de sustentabilidade e uma forte ligação com a sociedade.

Em Maio passado, a Comissão Europeia publicou um pacote de medidas que permitirá ao investidor reorientar os investimentos para empresas mais sustentáveis, tornando mais claro quais as atividades económicas que melhor contribuem para cumprir os objetivos ambientais na Europa. Com este pacote de medidas, os relatórios  de sustentabilidade serão extendidos a todas as grandes empresas.

Significa isto, que 40.000 novas empresas na União Europeia, vão ter de seguir as regras dos relatórios de sustentabilidade, propondo a Comissão, o desenvolvimento de normas proporcionais para as PME’s, as quais, numa primeira fase vão poder utilizá-las de forma voluntária.

É pois fundamental que as empresas possuam uma estratégia de comunicação integrada, eficaz e adaptada à sua realidade, que inclua a componente sustentabilidade.

Comunicar Sustentabilidade , permite criar uma relação ética, de transparência e de confiança com todos os stakeholders, sobre os objetivos das suas iniciativas e o impacto social gerados, contribuindo em simultâneo para a construção da imagem sólida enquanto empresa.

E se é a estratégia que deve nortear o desempenho de uma organização, é a comunicação que permite a essa organização criar a diferença, influenciar e impactar a comunidade onde está inserida.

Ler Mais