A Indústria e Logística vão enfrentar uma grande dificuldade em 2020

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2020 da Hays, a maioria das empresas de Indústria e Logística estão a apostar na Indústria 4.0, porém há uma grande dificuldade em recrutar perfis com as competências necessárias.

 

Grande parte das indústrias estão a começar a apostar em inovação tecnológica, digitalização e automatização os seus processos, o que leva a uma necessidade de recrutar perfis capazes e com conhecimentos na área. Esta tendência impacta não só a nível de recrutamento, mas também na necessidade das empresas apostarem na formação dos seus colaboradores para se adaptarem a este novo paradigma.

Determinados sectores continuam a aumentar os níveis de produção, o que leva ao reforço de equipas de produção. Por exemplo, a indústria farmacêutica, metalomecânica, equipamentos industriais continuam a apostar em novas unidades e expansões.

Ao analisar os dados do inquérito dos profissionais deste sector verificou-se que 63% não negociaram o pacote salarial, 35% foram aumentados, 44% recusaram ofertas de emprego e 9% foram promovidos, em 2019.

 

Perspectivas para 2020
O Guia do Mercado Laboral mostra que mantendo-se o bom momento económico actual, 2020 deverá ser um ano de continuidade nas contratações para o sector da Indústria e Logística.

Quanto às funções que irão movimentar o sector este ano são os cargos de engenheiro de Automação e Robótica, responsável de Manutenção e supervisor de Produção.

«2020 poderá revela-se um ano de estabilização de valores salariais. No entanto, prevemos que as indústrias que estão ainda com pacotes salariais abaixo do mercado sintam a necessidade de subir por pressão do mercado, se quiserem atrair e reter os melhores talentos», revela Camila Souto, team leader da Hays Portugal

 

Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar
O Guia revela ainda que em 2019, houve uma necessidade de investimento e retenção no recrutamento para o sector de Indústria e Logística para perfis de gestor de Produção, gestor de Manutenção, director de Fábrica, Facilities manager, especialista em Automação e Robótica, Supply Chain manager, engenheiro de Processos/ Industrialização e engenheiro de Projectos.

Verificou-se a dificuldade em identificar o perfil de supervisores de Produção, engenheiro de Automação e Robótica e responsável de Manutenção.

 

O que mais valorizam e que benefícios desejam?
No que respeita às principais mais-valias na escolha de um trabalho os inquiridos, valorizam a oferta salarial (84%), o bom ambiente de trabalho (74%), o plano de carreira (60%), cultura empresarial (57%) e a qualidade dos projectos (51%).

Entre os benefícios que mais desejam, encontram-se, o seguro de saúde (82%), a formação/certificações (67%), a flexibilidade de horários (58%), o automóvel para uso pessoal (50%) e a possibilidade de trabalhar a partir de casa (36%).

Ler Mais