A intergeracionalidade nas empresas: desafios e soluções
Por Pedro Monteiro, Sales manager da GoodHabitz em Portugal
A intergeracionalidade tem vindo a tornar-se um tema central nas empresas com um ambiente cada vez mais diversificado e dinâmico, com a presença de gerações como – os Baby Boomers, a Geração X, os Millennials e a Geração Z. É importante destacar que cada uma destas gerações traz um leque distinto de características, desde experiências laborais e estilos de trabalho, até expectativas e competências únicas, que tanto podem vir a criar uma oportunidade, como um grande desafio para as empresas e, consequentemente, um choque geracional.
No panorama laboral, existem algumas características que distinguem estas quatro gerações. Os Baby Boomers, valorizam muito mais a estabilidade e são os que mais necessitam de literacia digital para se sentirem ágeis no ambiente de trabalho. A Geração X tem tendência a priorizar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e, embora se sintam mais confortáveis com a tecnologia comparativamente à geração anterior, podem precisar de alguma formação tecnológica. Por outro lado, os Millennials, que estão mais confortáveis com as mudanças tecnológicas e facilmente se adaptam às plataformas digitais, valorizam não só os ambientes de trabalho colaborativos, mas também, procuram um propósito profissional. Por último, temos os considerados nativos digitais, a Geração Z, que valoriza a flexibilidade laboral e as experiências internacionais, mas que contrariamente às outras gerações,, carecem normalmente de competências que as gerações presentes há mais tempo no mercado de trabalho possuem, como resiliência, pensamento crítico e capacidade de adaptação, adquiridas normalmente com experiências laborais e de vida, mas que podem ser aceleradas com conteúdos formativos adequados.
Os desafios de poder unir diferentes objectivos dentro de uma organização, são significativos. Enquanto a estabilidade é um factor muito procurado pelos colaboradores seniores, a mudança constante e novos desafios são factores que atraem os mais novos para uma empresa. Desta forma, as empresas devem procurar uma via harmoniosa que possa responder a diferentes vontades dentro da organização.
De modo a encontrar soluções que criem um ambiente saudável, colaborativo e atractivo, onde estas quatro gerações possam actuar em conjunto, as empresas devem adoptar e trabalhar nas estratégias de desenvolvimento, como por exemplo, a implementação de programas de mentoria, baseados na ajuda mútua entre gerações, onde os mais jovens são ajudados pelos colaboradores seniores a desenvolver competências comportamentais, como a comunicação e resiliência, e simultaneamente, estes serem ajudados pelos nativos digitais, a compreenderem melhor a tecnologia e a trabalhar mais facilmente com ela.
Outra das soluções é a combinação de diferentes formatos de aprendizagem. Enquanto as gerações mais jovens atraem-se mais facilmente por vídeos curtos e dinâmicos, as gerações mais antigas optam por métodos de aprendizagem mais tradicionais, como artigos detalhados. Dentro de uma solução de aprendizagem digital é necessário que exista uma diversidade de formatos, de modo a responder às diferentes necessidades empresariais.
A cultura organizacional é também um desafio e uma solução, tendo em conta que a diversidade empresarial tem vindo a aumentar cada vez mais, o que requer uma maior inclusão por parte dos colaboradores. Até há pouco tempo, as organizações tinham um perfil de colaborador mais homogéneo, actualmente esse perfil já não é tão comum, o que significa que a chave para o desenvolvimento de competências, engagement e motivação é a criação de um ambiente onde todas as gerações possam sentir-se valorizadas.
Para que as empresas consigam combinar estas estratégias, é necessário que exista uma abordagem estruturada, tendo sempre em atenção as necessidades e características de cada geração. As empresas que consigam equilibrar estas diferenças e que promovam uma cultura inclusiva, irão conseguir posicionar-se ainda melhor, para inovar e crescer num mundo de trabalho caracterizado pela complexidade e competitividade.