A primeira pós-graduação sobre Governação em Saúde já tem candidaturas abertas

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) lança em 2023 a primeira pós-graduação sobre Governação em Saúde, um curso que visa responder às necessidades formativas de líderes clínicos e técnico-assistenciais nos cuidados de saúde primários, hospitais, unidades locais de saúde, cuidados continuados integrados e cuidados paliativos.

 

Este é o primeiro curso em Portugal a oferecer, de forma integrada, formação nas áreas da governação em saúde clínica, populacional e política. Foi desenhado para responder aos desafios de sistemas de saúde cada vez mais complexos.

Juntamente com Paulo Boto, a coordenação da pós-graduação está a cargo de Victor Ramos, médico de família, presidente do Conselho Nacional de Saúde e docente convidado da ENSP-NOVA e Luís Campos, Comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030 e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente.

Várias organizações colaboram neste curso, designadamente: Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade, Conselho Português para a Saúde e Ambiente, Fundação para a Saúde – SNS, The Portuguese Association for Integrated Care e Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Composta por 80 sessões síncronas presenciais e à distância (160 horas lectivas), esta pós-graduação decorre no formato de workshops com formação em serviço e trabalho individual e em grupo. O corpo docente é composto por docentes da ENSP-NOVA e peritos convidados com reconhecida experiência nas áreas leccionadas. Decorre entre Março e Dezembro de 2023.

As candidaturas podem ser feitas até 12 de Fevereiro aqui.

Ler Mais