A sociedade de advogados Garrigues destaca-se na luta contra as alterações climáticas

A Garrigues é a única sociedade de advogados que foi seleccionada para figurar no novo ranking do Financial Times e Statista, “Europe’s Climate Leaders 2021”, que inclui as 300 empresas europeias que demonstraram uma maior redução das suas emissões entre 2014 e 2019.

O ranking mede a intensidade dos gases de efeito de estufa em relação à receita. No período contemplado, as emissões da Garrigues reduziram-se em cerca de 57,2% enquanto as receitas aumentaram cerca de 14,7%. Em 2020, o esforço da sociedade foi ainda mais além: desde Julho, 100% da energia elétrica consumida nos seus escritórios na União Europeia tiveram a sua origem em fontes renováveis.

O artigo que acompanha a edição online do Financial Times destaca «o impressionante progresso corporativo contra as alterações climáticas, mas também a escala dos desafios que os líderes empresariais e políticos enfrentam actualmente».

Para a sociedade pertencer a este ranking «confirma a liderança da Garrigues no sector da advocacia no que à sustentabilidade diz respeito. Ressalva ainda a estratégia e compromisso com um desenvolvimento sustentável».

O ranking do Financial Times não é o primeiro que reconhece os esforços da Garrigues, no passado mês de Dezembro, as administrações públicas, empresas e cidadania que formam parte da comunidade #PorElClima incluíram a sociedade e a sua iniciativa Becoming Net Zero entre os 101 melhores exemplos empresariais de acções #PorElClima. O projecto da Garrigues foi o único representante do sector legal.

O projecto Becoming Net Zero da Garrigues promove um consumo mais responsável, espaços mais sustentáveis e menor pegada de carbono através de um roteiro, o plano de Ecoeficiência. Este aplica-se a toda a cadeia de valor e apoia-se na melhoria da eficiência energética; a contratação da energia elétrica com garantia de origem renovável; o uso de um preço interno do carbono; e a redução dos impactos ambientais.

Estes avanços foram possíveis graças a um trajecto em que a Garrigues garantiu o seu compromisso com o meio-ambiente.

«A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Garrigues com o compromisso ESG (Environment, Social e Governance, segundo as suas siglas em inglês) no centro da sua actividade. A firma aderiu em 2002 aos princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas; desde 2004, a sociedade de advogados realiza um inventário anual das emissões de gases de efeito de estufa (GEE); e o seu código de ética estabelece o compromisso da firma com o meio ambiente e com a contribuição com a Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)», referiu a sociedade em declarações à Human Resources.

Para os próximos anos, a sociedade estabeleceu objectivos ambiciosos de redução de carbono. «Continuaremos a implementar tecnologias avançadas para reduzir o consumo e as emissões de carbono; aumentaremos a informação e sensibilização sobre boas práticas e consumo responsável; contrataremos energia com garantia renovável em todos os escritórios sempre que possível; e promoveremos uma mobilidade mais sustentável».

Ler Mais