A sua liquidação do IRS tem indicação de “em tratamento” no Portal das Finanças? É sinal de erro. Saiba como corrigi-lo

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponibilizou, no Portal das Finanças, liquidações do IRS de 2022 que estão «em tratamento», o que indica que os contribuintes não registaram um IBAN ou o mesmo não se encontra válido.

Num comunicado divulgado no portal, a AT disse que «está a desenvolver esforços para que o pagamento dos reembolsos de IRS seja efectuado em prazo substancialmente mais reduzido do que aquele que lhe é legalmente imposto (até 31 de Agosto, se a declaração de rendimentos for entregue dentro do prazo legal)».

Por isso, «foram disponibilizadas no Portal das Finanças as liquidações de IRS/2022 que estão em tratamento, dado não ter sido indicado IBAN na declaração de IRS ou porque o IBAN aí indicado não se encontra válido», de acordo com a mesma nota.

A AT disse que para que «os contribuintes com liquidações nessas condições possam receber o seu reembolso por transferência bancária, reduzindo assim o prazo de pagamento», é dada a possibilidade de «indicarem ou alterarem o seu IBAN no cadastro da AT ou, nas situações em que exista informação de IBAN válido, autorizem receber o reembolso nessa conta bancária, através de autenticação no Portal das Finanças na opção: Cidadãos > Serviços > Situação Fiscal-Pagamentos > Reembolsos e indicar/actualizar o seu IBAN».

Por outro lado, no caso de a «liquidação pertencer a um agregado, a autorização para a utilização do IBAN de cadastro, para o pagamento do reembolso de IRS/2022, é efectuada por ambos os titulares de rendimentos com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças».