A sua organização quer aderir ao Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens? Pode fazê-lo até 10 de Maio

Margarida Lopes
24 de Abril 2023 | 16:00

A primeira reunião semestral do “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” vai ter lugar no dia 10 de Julho no Picadeiro Real, em Belém, Lisboa. Com o objectivo de partilhar boas práticas e monitorizar e analisar o trabalho realizado, o encontro de trabalho vai contar com a presença das 50 primeiras empresas signatárias, das novas empresas que vão aderir ao Pacto neste dia, do Presidente da República e do Governo.

As propostas de adesão seguem abertas até ao dia 10 de Maio através do email pactoempregojovens@joseneves.org e do site http://joseneves.org/pacto.

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” tem como objectivo operar uma mudança real no actual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens.

Foi apresentado no dia 19 de Janeiro numa cerimónia pública na qual 50 empresas portuguesas com facturação superior a 55 mil milhões de euros e que dão emprego a mais de 200 mil pessoas assinaram o documento.

As empresas signatárias comprometem-se, até 2026 e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, nomeadamente a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade para os jovens, a formar, desenvolver e a dar voz aos jovens.

Continue a ler após a publicidade

As entidades signatárias do Pacto reconhecem a urgência em actuar de forma estratégica e em unir esforços no sentido de promover o emprego dos jovens e de criar condições de emprego mais atractivas para estes, alinhadas com as expectativas individuais e nacionais.

A secretaria de Estado do Trabalho propõe reforçar as políticas activas de emprego, como o apoio à criação de emprego e à transição dos jovens para o mercado de trabalho, assim como a implementação de políticas de formação, qualificação e emprego, para continuar a trajectória que aproxime Portugal da média europeia.

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” considera jovens até aos 29 anos, inclusive.

Continue a ler após a publicidade

Para além do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, da Fundação José Neves e da Secretaria de Estado do Trabalho, são ainda Entidades Associadas ao Pacto a Associação Business Roundtable Portugal, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Observatório do Emprego Jovem.

Partilhar


Mais Notícias