A sustentabilidade chegou aos teatros e já há uma ferramenta para ajudar

Com o objectivo de promover a sustentabilidade na actividade teatral, o projecto STAGES – Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift lançou a ferramenta STAGES Doughnut Workshop, dirigida a teatros de todo o mundo e às suas equipas.

 

O Teatro Nacional D. Maria II, um dos parceiros desta rede de teatros sustentáveis, está a implementar a nova ferramenta, que pretende criar um espaço de trabalho para os colaboradores idealizarem soluções sustentáveis para o futuro.

Concebida pelo Teatro Vidy-Lausanne, na Suíça, parceiro do projecto STAGES, e pelo Centro de Competência para a Sustentabilidade da Universidade de Lausanne, no contexto do projecto artístico Sustainable theatre?, o STAGES Doughnut Workshop é uma ferramenta, que oferece uma abordagem profunda e essencialmente participativa para o desenvolvimento e gestão de teatros mais sustentáveis. Inspirado no conceito inovador de “Economia Donut”, da economista Kate Raworth, este workshop centra-se nos aspectos ambientais e sociais da sustentabilidade.

Ao longo de várias sessões participativas, realizadas em vários meses, as pessoas que trabalham nos diversos departamentos do teatro são convidadas a uma autoanálise do trabalho actual da sua organização e a idealizar soluções sustentáveis, que serão depois implementadas, em áreas como biodiversidade local, resíduos, uso de energia, mas também bem-estar da equipa, diversidade e acessibilidade. Doze teatros parceiros na Europa e na Ásia já implementaram esta ferramenta, gerando resultados inspiradores.

O STAGES é uma experiência de sustentabilidade na área da cultura, desenvolvida em colaboração por 14 teatros internacionais. O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, é um dos parceiros deste projecto, cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Ler Mais