A Tesla está a criar um robô humanóide que consegue cozinhar e até tomar conta de idosos. Chega em Setembro

Depois da condução autónoma, vêm aí os robôs. Elon Musk anunciou que, em finais de Setembro, vai apresentar um protótipo de um robô humanoide, chamado Optimus, e o objectivo é começar pelo mercado doméstico.

 

Na publicação, divulgada no site da Administração Ciberespacial da China, Musk dá mais um passo para tornar a Tesla a maior empresa de robótica do mundo.

Segundo ele, o Tesla Bot tem a altura e constituição de um adulto, consegue pegar em objectos pesados, caminhar depressa em passos curtos e tem um ecrã na face para poder interagir na comunicação com as pessoas. «Na sociedade humana, as interacções acontecem entre seres bípedes, com dois braços e dez dedos, por isso, se queremos que um robô se adapte e faça o que os humanos fazem, deve ter aproximadamente o mesmo tamanho, a mesma forma e as capacidades de um humano», diz Musk.

O objectivo dos Tesla Bots é substituir os humanos em tarefas repetitivas, monótonas e perigosas, avança Musk, sobretudo em casa, em tarefas como cozinhar, cortar a relva e tomar conta da população senior.

A verdade é que os «robôs de quatro rodas», como lhes chama, já mudaram a forma como as pessoas se deslocam e viajam. «Quando resolvermos o problema dos carros que se conduzem sozinhos, será possível estender a tecnologia de inteligência artificial para os robôs humanoides.»

Ler Mais