AbbVie: Uma cultura baseada no bem-estar

A AbbVie define-se através dos seus cinco princípios-base: transformar vidas, agir com integridade, impulsionar a inovação, abraçar a diversidade e a inclusão e servir a comunidade. 

Além dos muitos benefícios e oportunidades de crescimento profissional que oferecem, a AbbVie acredita que o que a torna realmente atractiva para trabalhar é a sua cultura altamente colaborativa, tal como a sua missão e a forma como conduzem o seu negócio. «Cada vez mais, as pessoas procuram trabalhar em empresas que não sejam apenas éticas e responsáveis, mas que procurem também mudar o mundo e transformá-lo num lugar melhor. E de facto, na AbbVie, não desenvolvemos apenas medicamentos, transformamos a vida das pessoas e procuramos ter um impacto positivo na sociedade», afirma Célia Santos, directora de Recursos Humanos da AbbVie.

No que toca à gestão de pessoas, a estratégia da organização é bastante cuidada, sob o lema “Pessoas. Paixão. Possibilidades” reforça a importância atribuída aos colaboradores na organização. «Acreditamos verdadeiramente que são as pessoas que fazem as empresas e estamos, por isso, altamente comprometidos em garantir o bem-estar e a felicidade dos nossos colaboradores. Procuramos melhorar todos os dias para fazer da AbbVie um local de trabalho onde cada pessoa pode ser quem realmente é e para construir um ambiente estimulante onde as ideias podem prosperar, independentemente da sua origem», destaca Célia Santos.

É de salientar que a cultura da AbbVie com a gestão de pessoas, chamada de “Ways We Work” é determinada por um conjunto de 5 atributos, aplicados na forma como recrutam, como acolhem, na sua cultura e no seu ADN. Para ser colaborador AbbVie, é fundamental conhecer, compreender e viver estes atributos, que são: All for One AbbVie, Decide Smart & Sure, Agile & Accountable, Clear & Corageous e Make Possibilities Real. Os “Ways We Work”, enquanto conjunto básico de comportamentos para todos os colaboradores em todos os níveis, relembra a marca, diariamente, que a forma como chegam aos resultados é tão importante quanto alcançá-los.

No que diz respeito às boas práticas, em 2022 e após dois anos de pandemia, cientes de que o mundo, as organizações e as formas de trabalhar mudaram, a AbbVie implementou algumas novidades. Destaque para o “AbbVie Where We Work”, que permite trabalhar de casa até dois dias por semana. Algo que vem completar ou formalizar algo que já existia na AbbVie na pré-pandemia: uma política de máxima flexibilidade, máxima responsabilidade, o que significa que não é feito um controlo do horário de trabalho, havendo um clima de total confiança entre as chefias e as suas equipas.

Neste sentido, a empresa implementou também o projecto NewGen@ AbbVie, que iniciou no ano passado e que se prolongará em 2023, e que tem procurado conhecer aprofundadamente quais as expectativas das gerações mais novas. Nesse âmbito, foi elaborado um survey e um focus group para compreender o que os colaboradores pensam do actual programa de bem-estar. Depois da análise dos resultados, a organização lançou então as primeiras pedras para um novo programa, mais actualizado e customizado. De entre várias iniciativas implementadas no que toca ao bem-estar, salienta-se ainda o “AbbVie in Motion”, um desafio em equipas que pretende promover a prática de exercício físico e que este ano contou com a participação de 9 equipas e 46 colaboradores em Portugal. No mês de Março é igualmente promovido o programa “Week of Well-Being”, uma semana com diversas iniciativas totalmente dedicadas ao bem-estar e que todos os anos varia na temática. «No ano passado, promovemos na filial uma sessão inspiracional com um mental coach e este ano o foco foi a saúde financeira com a promoção de um workshop em gestão orçamental», refere a responsável.

Além de tudo isto, «não poderíamos deixar de referir a nossa iniciativa global de voluntariado – a “Week of Possibilities”. Ano, após ano, são cada vez mais os colaboradores a aderir à iniciativa e com apenas seis anos o projecto já conseguiu impactar mais de 19 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2022, sob o lema “AbbVie Gives Back!”, os nossos voluntários em Portugal, prepararam mais de 120 cabazes com bens de primeira necessidade e montaram 20 bicicletas, para famílias carenciadas que foram entregues à Academia do Johnson e a CooperActiva, responsáveis pela sua distribuição», conclui Célia Santos.

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº. 148) da Human Resources.

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