Abriu um concurso para instalar empresas em incubadoras de Paredes de Coura

A Câmara Municipal de Paredes de Coura abriu uma fase de candidaturas para a instalação de três empresas na incubadora Elevadora e duas na Empreende ‘Makers’, sendo que o concurso de ideias e projectos termina na sexta-feira, foi divulgado.

 

Em comunicado, o município do distrito de Viana do Castelo adiantou que o objectivo do concurso é «dar oportunidade de evolução e desenvolvimento a empresas e/ou pessoas singulares que se encontrem numa fase inicial de crescimento».

Segundo o regulamento das incubadoras de empresas de Paredes e Coura, publicado no Diário da República, em Agosto de 2020 e hoje consultado pela agência Lusa, findo o prazo para a entrega das candidaturas compete ao presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, «designar um comité consultivo, o qual, na fase de selecção de candidaturas, assumirá a função de comissão de avaliação».

O autarca socialista «designa, por despacho, os três membros que compõem o Comité/Comissão, devendo ter em conta, como critérios valorativos da sua decisão, o Curriculum Vitae e/ou experiência profissional de pessoas que estejam directamente relacionados com as áreas de trabalho da incubadora em causa».

As empresas que vierem a ser selecionadas irão ocupar um espaço de trabalho do edifício ELEVADORA – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, local onde está instalado o Espaço Makers, e serão abrangidas por programas de formação e mentoria.

O edifício disponibiliza ainda às empresas incubadas espaços de escritório, salas de reuniões e salas de formação.

A estratégia de educação para a transição digital em Paredes de Coura, num investimento de mais de 400 mil euros, incluiu, entre outras medidas, a criação de duas incubadoras, um Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura – Elevadora, e o projecto Empreende Makers, que pretende «fomentar o empreendedorismo e a inovação digital, através da criação e desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo».

Para o município, «a criação das incubadoras possibilita o apoio e incentivo ao desenvolvimento económico e empresarial do concelho, a promoção do empreendedorismo, a qualificação profissional, a criação de emprego e riqueza no território».

O objectivo é também «elevar a qualidade e qualificação dos espaços de localização empresariais locais e criar serviços inexistentes no concelho de apoio às empresas, os quais são fundamentais para elevar a promoção da criatividade e do empreendedorismo local».

A Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, inaugurada em 2021, num espaço do mercado municipal, alvo de obras de requalificação, «reúne escritórios individuais, coworking e open-office, pensados para empresas na área tecnológica».

A Space Creative Tech Hub e a Hybrida, bem como a EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior, são alguns dos empreendedores instalados na Elevadora, com projetos que têm por base um território de baixa densidade para a escala global.

No regulamento, o município destaca a importância de «fomentar o surgimento de novas empresas e de novos empresários, dando preferência àqueles que apostem nas áreas dos serviços criativos e inovadores, de modo a gerar desenvolvimento nas vertentes social, económica e tecnológica e a permitir elevar o nível de empreendedorismo local».

«A potenciação de recursos endógenos, a atração de pessoas, conhecimento e investimento de elevado valor acrescentado para a região, a criação das incubadoras de empresas comportará inúmeros benefícios para a comunidade local, uma vez que se pretende promover a captação de talentos, conhecimento e tecnologia, numa tentativa de travar a desertificação do território e alavancar a economia local em projectos inovadores, competitivos, de forte cariz internacional, capazes de promover e incentivar o emprego», refere o documento.

As candidaturas ao concurso agora lançado podem ser entregues, pessoalmente, no Balcão Único do Município de Paredes de Coura, enviados por carta registada, com aviso de recepção, ou para o endereço electrónico do município.

Ler Mais