Abordagem “Fast-to-First-in-Human” do Haddad NOVA Medical Innovation Center quer transformar a área da saúde

Acelerar a inovação em saúde, através da colaboração interdisciplinar e do empreendedorismo, é o objectivo do Haddad NOVA Medical Innovation Center, plataforma dedicada a impulsionar a inovação, o empreendedorismo e a colaboração estratégica no sector da saúde em Portugal, da NOVA Medical School.

A plataforma conta com o apoio da Fundação Haddad, que investiu nesta iniciativa pioneira 3,25 milhões de euros para os próximos cinco anos.

«Esta parceria é fundamental para a NOVA Medical School porque permite potenciar todo o conhecimento científico gerado na nossa Escola médica, garantindo a sua translação para o mercado e, por isso, para as pessoas», refere Helena Canhão, directora da Nova Medical School. «Reforça ainda a nossa ligação com a comunidade, promovendo a transferência de conhecimento, a formação e o desenvolvimento de colaborações estratégicas que contribuirão significativamente para a melhoria da saúde em Portugal», acrescenta.

Para Cláudio Haddad, presidente da Fundação Haddad, esta é «uma iniciativa de excelência que merece ser apoiada, especialmente na área da inovação, que consideramos fundamental para o país. Financiamos projectos que, além de alinhados com a missão da Fundação, nos inspiram e nos dão a certeza de que os recursos serão bem aplicados e terão um impacto real.»

O Haddad NOVA Medical Innovation Center adopta uma abordagem “Fast-to-First-in-Human”, aproveitando a experiência regulamentar da NOVA Medical School para reduzir significativamente os riscos tecnológicos e as barreiras regulamentares enfrentadas pelas inovações em saúde.

As principais iniciativas incluem programas educativos, workshops especializados e interativos focados no empreendedorismo, inovação tecnológica, gestão de propriedade intelectual e análise do mercado da saúde, assim como proporcionam suporte personalizado que liga empreendedores médicos a mentores experientes para transformar tecnologias inovadoras de saúde em soluções comercializáveis.

Paralelamente à componente formativa, a criação de um Hub de Inovação pré-clínico ao clínico, proporciona um ambiente privilegiado à colaboração entre médicos, nutricionistas, investigadores clínicos e biomédicos e especialistas em dados, como resposta aos desafios na área da saúde atuais e futuros.

O centro está aberto não só à comunidade académica e científica da NOVA Medical School, mas também a empreendedores e startups de todo o mundo.

Ler Mais