
Academia de Ciências de Lisboa elege novo membro para a área da Física
O alumnus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e cientista Rui Pita Perdigão foi eleito membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa (ACL) para a área da Física.
Rui Pita Perdigão é fundador e professor titular da cátedra interuniversitária de Fluid Dynamical Systems em Viena, na Áustria – cidade onde vive -, fundador e diretor do Centro Interdisciplinar de Ciências de Sistemas Complexos e da Escola Doutoral associada.
Lidera ainda o Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling (CCIAM), um dos grupos de investigação do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c) e é professor do programa doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.
Paralelamente coordena programas internacionais de grande escala assim como redes de investigação, assina artigos científicos em revistas de referência como a Nature e a Science, e faz parte do conselho editorial de revistas científicas internacionais como a Earth System Dynamics da European Geosciences Union.
«Sinto-me muito feliz pelo acolhimento numa família académica tão ilustre e pelo reconhecimento académico e científico que tão distinta honra acarreta, em especial tratando-se de Física. Tal como sucedera aquando do lançamento do meu instituto e outras distinções internacionais, uma vez mais são as mentes mais brilhantes e abertas, aqui os estimados membros da Academia, a ter a visão e discernimento para apreciar o meu percurso altamente não linear bem como a nova área da Física que semeei na minha cátedra interuniversitária e que tenho vindo a nutrir científica e pedagogicamente ao longo dos últimos anos, dentro e fora do meio universitário», declara Rui Pita Perdigão.