Academia que quer «formar a próxima geração de políticos» vai ter segunda edição. Arranca já em Setembro

A Próxima Geração – Apolitical Academy – associação apartidária sem fins lucrativos que tem como missão trazer inovação e fortalecer o sistema democrático nacional, aproximando a sociedade civil das lideranças políticas e cívicas – acaba de anunciar a segunda edição do curso intensivo.

 

A primeira edição da academia contou com 23 participantes dos 17 aos 30 anos, estudantes e trabalhadores, com diferentes quadrantes políticos e experiências partidárias, vindos de várias localidades do continente e ilhas. Durante 12 semanas, com o objectivo de incentivar os jovens a serem cada vez mais cidadãos activos, informados e mobilizadores, o programa teve como princípio base aprender fazendo, utilizando sempre temas actuais e relevantes. Os jovens foram colocados perante missões semanais tais como escrever um artigo de opinião, gerir um cenário de crise enquanto líderes e criar uma política pública e defendê-la publicamente.

Tiveram também experiências de imersão em diferentes zonas do país e contactaram com várias personalidades portuguesas e internacionais de diferentes quadrantes do mundo político e da sociedade civil, desde deputados, Presidentes de Câmara, Presidentes de Junta a outros especialistas.

Através desta formação intensiva, os participantes tiveram assim oportunidade de explorar valores da sociedade portuguesa, desenvolver o seu pensamento crítico, adquirir competências de liderança, comunicação, negociação e ética, bem como conhecimentos sobre a estrutura do poder local e de instituições europeias e mundiais. Foi graças a este modelo pioneiro de aproximação dos jovens à participação cívica e política que permitiu à Próxima Geração receber a chancela do Chefe de Estado, que tornou público o seu reconhecimento pelo trabalho que foi desenvolvido pela academia nesta primeira edição.

Ricardo Marvão, Diretor Executivo da Próxima Geração – Apolitical Academy, afirma que «terminámos a primeira edição do curso da Próxima Geração com sucesso. Conseguimos, ao longo destas 12 semanas, juntar 23 jovens empenhados em tornarem-se agentes activos da democracia e proporcionar-lhes uma experiência única que os permitirá participar mais activamente na sociedade. Foi notória a auto descoberta, a maior capacidade de comunicação, a predisposição para ouvir de forma empática os outros e a vontade de inspirar para a participação de forma mais activa na vida política do país. Em Setembro começaremos uma nova edição e continuaremos a capacitar jovens de todo o país para a construção de um sistema político melhor».

A Associação Próxima Geração foi criada em Portugal em janeiro de 2022, como uma iniciativa da sociedade civil, e a primeira edição contou com o apoio do IPDJ, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, municípios de Cascais, Campo Maior, Fundão e Ourém.

 

 

Ler Mais