Academias – Prémios Human Resources 2022

Quais as empresas que apresentam as melhores academias internas, com formações mais diversificadas, completas e actualizadas?

 

Pitch dos finalistas

 

Accenture

Reconhecida como uma das marcas mais valiosas do mundo, a Accenture é líder global em Digital, Cloud e Security, combinando uma vasta experiência com a especialização em mais de 40 indústrias. Através dos nossos Centros de Excelência e Tecnologias Avançadas, entrega soluções inovadoras a clientes nacionais e internacionais.

Presente em Portugal há mais de 30 anos, conta com mais de 4.000 colaboradores, de 57 nacionalidades, sendo uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo.

Consciente da sua responsabilidade para garantir um futuro mais sustentável e inclusivo, a Accenture procura sempre alinhar a estratégia de valor 360º com a sustentabilidade empresarial. É uma empresa escola e um dos maiores recrutadores a nível nacional, não esquecendo aqueles que são mais vulneráveis na sociedade. Assume também o compromisso de até 2025, ser uma empresa com zero emissões, zero resíduos e consumo eficiente e também atingir a paridade de género na sua força de trabalho.

 

Deloitte

Na Deloitte acreditamos que a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem de forma integrada, através da aprendizagem “on the job”, veiculada na diversidade de desafios e complexidade de projetos que proporcionamos às nossas pessoas, como também, através de jornadas de aprendizagem estruturadas e focadas nas necessidades e ambições individuais e de negócio. Na Deloitte Academy oferecemos programas de formação, ao longo da carreira das nossas pessoas, que refletem a nossa cultura inovadora e colaborativa, e que permitem ao nosso talento ganhar vantagem competitiva de conhecimento e experiência prática na sua área de especialidade. Disponibilizamos ainda, através da nossa plataforma digital CURA, recursos formativos on demand que, de uma forma ágil e personalizada, por via da integração de machine learning e inteligência artificial, adequam os melhores conteúdos aos interesses e perfis específicos das nossas pessoas.

 

EDP

A EDP desenhou um novo modelo de desenvolvimento mais flexível e centrado na pessoa, alinhado com os ciclos estratégicos do negócio, articulado com o ecossistema de gestão de pessoas e suportado por uma plataforma mais integrada, digital e acessível. Neste sentido, a universidade corporativa da EDP repensou a experiência de aprendizagem das suas pessoas, de forma a evoluir para um mindset no qual o desenvolvimento representa uma oportunidade de aprendizagem contínua, on-demand e ao ritmo de cada um, suportada por uma forte digitalização de conteúdos e assegurando em simultâneo uma oferta formativa que assegure o upskilling e reskilling, como suporte ao crescimento e transformação das pessoas e negócio da EDP.

 

Fidelidade

É com enorme orgulho que constatamos que a Fidelidade se encontra nomeada para as categorias correspondentes aos temas a que tanto nos dedicamos todos os dias.

Temas como o Employer Branding, a Gestão de Talento ou a Meritocracia, são para a Fidelidade estratégicos, mas são, acima de tudo prioritários.

Temas que refletem e são reflexo do bem-estar dos nossos colaboradores desde o seu primeiro dia de onboarding, ao seu dia-a-dia no exercício das suas funções, ou quando se preparam para uma nova fase da sua vida, a reforma. Na Fidelidade o nosso foco são mesmo as Pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores e embora não trabalhemos com o intuito de conquistar prémios, gostamos sempre de ver reconhecido este nosso foco, pelas Pessoas e para as Pessoas. Para que a vida não pare.

 

Grupo Ageas

O Grupo Ageas Portugal pretende ser reconhecido pela sua capacidade de acrescentar valor, antecipar e superar as necessidades dos Clientes, parceiros, Colaboradores e comunidades onde está presente. Assim sendo, em parceria com a Nova SBE, criou vários projetos: é o caso da Academia Ageas Corporativa que envolve formatos inovadores e dinâmicos, acesso a keynote speakers e um programa acelerador, de gestão, nas instalações da empresa; da Business Academy, que disponibiliza cursos de formação, online e presencial, em diferentes áreas de formação; e o programa de estágios “Keep Thriving” (Estágios com Impacto), que tem como objetivo de mobilizar jovens estagiários a criarem projetos com impacto na sustentabilidade de organizações do 3.º sector.

 

MC / Continente

Faz parte da cultura e ADN da MC ser uma learning organization e acreditamos que investir no desenvolvimento contribui para o crescimento e sustentabilidade das nossas pessoas. Promovemos formação para 35000 pessoas de 14 negócios distintos.

Neste âmbito estamos a desenvolver e implementar um plano de upskilling transversal a toda a organização que foca competências cognitivas; sociais e emocionais e digitais e tecnológicas, que acreditamos que tornará as nossas pessoas e a organização mais aptas para ganhar o futuro. Na base da estratégia temos o aprender a aprender, sempre, todos os dias, como verdadeira vantagem competitiva num mundo em cada vez mais acelerada mudança.

A estratégia passa pela promoção do self-learning, on the job training, peer-to-peer learning e igualmente em novas tecnologias, como a realidade mista ou Adaptive Learning. Contamos com 15 academias, que promovem competências específicas e adaptadas às nossas necessidades, como por exemplo Gestão e Liderança; IT; Auditoria; Comercial; Operações, Frescos ou Logística. Temos parcerias com Escolas de Negócio e universidades nacionais e internacionais e acolhemos um Centro Qualifica, que visa aumentar o grau de escolaridade tendo certificado mais de 530 colaboradores.

 

Celfocus – Novabase

O mais importante é aprender a adaptar-se

Acreditamos que há sempre espaço para os colaboradores aprenderem, para se desafiarem a si próprios, descobrirem e exercerem o seu talento e com isso deixar uma marca nos projetos em que participam. Esta categoria é, por isso, algo que muito valorizamos na nossa empresa. É nesse sentido que, ao longo do percurso dos colaboradores da Celfocus, criámos atividades, instrumentos e práticas focadas na sua formação e desenvolvimento, de forma que possam especializar-se nas suas áreas de interesse e adquirir novas competências, e sobretudo fortalecerem a sua capacidade de adaptação – algo essencial no mundo da tecnologia, que esta está sempre em constante transformação. Dessa forma é possível antecipar as necessidades dos clientes, através da inovação tecnológica e na capacidade de idealizar projetos que promovam o sucesso dos clientes e consequentemente das nossas pessoas.

 

Randstad

Nunca como hoje se falou tanto da importância que as pessoas têm nas organizações. É a componente humana que faz verdadeiramente a diferença e que permite elevar a presença de uma marca a um outro nível. Na Randstad trabalhamos diariamente para que o valor da nossa marca seja reconhecido por todos colocando sempre um toque humano em tudo aquilo que fazemos. O que é certo é que nunca deixámos que o employer branding ficasse de quarentena! Apostamos na proximidade com os nossos clientes com eventos virtuais mas também presenciais, reformamos ainda mais a ligação com os nossos candidatos através do nosso podcast e continuamos a dar voz às nossas pessoas nos nossos canais digitais porque sabemos que eles são os verdadeiros embaixadores da nossa marca. E assim conseguimos mostrar que #estamosaqui e o que significa verdadeiramente ser Randstad.

 

 

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