Acertar o Rumo abre candidaturas

O programa, criado em parceria entre a iTGROW e a Universidade de Coimbra, vai contar com o apoio da Critical Software, a Accenture, a AIRC, o BPI, a EVERIS, o IPN e a Present Technologies. As empresas foram anunciadas ontem, dia 16 de Julho. 

 

 

As sete empresas vão garantir um estágio remunerado de um ano a todos os formandos do programa que concluírem a fase lectiva. O valor mínimo da remuneração mensal está fixado em 750 euros brutos. Até ao dia 11 de Setembro de 2018 está a decorrer a fase das candidaturas, que devem ser feitas no website. O programa começa no dia 24 de Setembro.

A 6.ª edição do Programa tem a duração de 22 meses, repartidos por um período de 10 meses de formação e por um segundo período com os 12 meses de consolidação através de um estágio, a ter início em Julho de 2019. O programa é para recém-licenciados em áreas relacionadas com Tecnologias de Informação (TI).

«As empresas aderentes comprometem-se assim a acolher os formandos nos seus projectos, integrando-os na equipa e proporcionando-lhes as condições necessárias para estes adquirirem uma experiência relevante para poderem abraçar uma carreira de sucesso e com futuro num sector que revela ter um fortíssimo potencial de empregabilidade» refere Catarina Fonseca, general manager da itGrow.

Bruno Cabral, professor da Universidade de Coimbra e coordenador do Acertar o Rumo, defende que «o estágio é uma etapa muito importante deste programa. No final do estágio, empresas e formandos terão estabelecido uma relação privilegiada e estarão em condições de avançar com a contratação, em função do sucesso do estágio e das oportunidades existentes».

O coordenador do programa acrescenta ainda que «estes profissionais estarão habilitados, não só a desempenharem a função de programadores (JAVA ou outras linguagens), como também outras funções relacionadas como, por exemplo, testes de software, e terão as competências necessárias para integrarem segmento de mercado que é apontado como sendo um dos de maior futuro, crescimento e sustentabilidade nos próximos anos».

O curso terá um custo total de 2850 euros a serem pagos no acto de inscrição na fase lectiva do Programa. Os formandos têm à sua disposição várias soluções de financiamento à formação a que poderão recorrer para financiar todas, ou parte, das rubricas de custo deste programa (propina, subsistência mensal, portátil e livros).

O Acertar o Rumo é uma acção desenvolvida com o IEFP, originando assim a dispensa da obrigação de procura activa de emprego, não condicionando a manutenção dos benefícios actuais por parte da segurança social, nem os futuros no âmbito do IEFP, como sejam a integração em programas e medidas de estágio e emprego.

Ler Mais