ADENE: Formação de especialistas na área da energia

A Academia ADENE proporciona formação complementar aos profissionais do sector energético.

Num mundo cada vez mais competitivo e em contínua transformação, Jorge Marques, director de Formação, Informação e Educação da ADENE, considera que é necessário estar sempre actualizado e capacitado sobre novos processos e sistemas que permitam às empresas posicionarem-se com um melhor produto, com processos mais eficientes, neutros em carbono e com menores custos. Daí a necessidade da procura de formação especializada, por forma a dar uma resposta a um mercado cada vez mais competitivo e diferenciador.

 

Quais as mais-valias que a Academia ADENE proporciona como complemento à formação base?
O trabalho da Academia ADENE foca-se sobretudo na formação de especialistas na área da energia e do reforço de competências e qualificações profissionais nas áreas de eficiência energética nos edifícios e na indústria, na certificação energética dos edifícios, nas energias renováveis, na mobilidade eficiente e na eficiência hídrica. Disponibiliza também formações com reconhecimento internacional como é caso do curso de Verificação e Medição (CMVP) e certificação sustentável LEED. Estes cursos permitem aos técnicos uma maior especialização na sua área de actuação, e essa é sem dúvida, uma mais-valia da Academia ADENE.

 

Qual o tipo de formações e as áreas de formação mais procuradas pelas empresas?
Com a publicação do Decreto-Lei que estabelece os requisitos aplicáveis a edifícios para melhoria do seu desempenho energético e regula o Sistema de Certificação Energético de Edifícios (SCE), aumentou a procura pelos cursos de Desempenho Energético de Edifícios, no sentido de habilitar os técnicos para avaliar os requisitos energéticos previstos na legislação, avaliar o desempenho energético dos edifícios e determinar a classe energética e medidas de melhoria. A Academia ADENE tem promovido, também, acções de formação na área da gestão de energia e manutenção em edifícios de serviços com o intuito de apoiar os técnicos na elaboração de planos de manutenção e respectiva gestão de energia, com vista à optimização do seu funcionamento.

Na componente de eficiência hídrica, temos verificado uma procura crescente pelos cursos de Auditores e Consultores AQUA+ de Eficiência Hídrica no âmbito dos edifícios residenciais, empreendimentos turísticos e alojamento local.

Ao nível dos sistemas de energia renovável, recebemos solicitações para formação na área dos sistemas fotovoltaicos, e nesse sentido a Academia ADENE vai lançar em Abril uma formação nesta área, direccionada para a componente do autoconsumo e comunidades de energia.

Com a crise energética, acentuou-se a procura das empresas do sector industrial no curso de gestão de energia na indústria, tendo este como propósito a realização de diagnósticos energéticos às instalações e a elaboração de planos de actuação e de investimento, e consequentemente a redução dos consumos e da fatura energética em instalações industriais.

Na mobilidade eficiente temos também disponível o curso de auditores e gestores de frota MOVE+. Na área da gestão de energia, muitas empresas têm frequentado o curso ISO 50001 no sentido de qualificarem auditores em Sistemas de Gestão de Energia.

 

Quais as metodologias diferenciadoras utilizadas na Academia ADENE?
Todas as acções de formação da Academia ADENE têm sempre por base a política energética nacional e/ou directivas europeias e possuem um carácter inovador e de aposta no futuro, tendo em consideração o desempenho do técnico.

Neste sentido, recentemente a ADENE associou-se ao IEFP com o objectivo de apoiar o Programa Green Skills& Jobs, de formação e requalificação dos trabalhadores das empresas directa ou indirectamente afectadas pelo aumento dos custos de energia, que visa prevenir o desemprego e dotar as empresas de capacidade para apostarem em soluções de eficiência energética e na descarbonização e estimular a criação de novos empregos no âmbito da aceleração da transição energética.

A formação à distância é uma das grandes apostas da Academia ADENE, desta forma estamos mais próximos dos formandos, reduzindo barreiras geográficas, permitindo apresentar horários mais adequados e compatíveis com as suas actividades.

Complementarmente, apresentamos a modalidade de Formação à Medida, que visa dar uma resposta mais eficaz às necessidades específicas de diversas entidades e formandos.

 

Que tipos de conteúdos são transmitidos nestas formações?
As formações destinam-se em geral a técnicos superiores, pelo que os conteúdos têm uma forte componente técnica focada no projecto, desenvolvimento e implementação de soluções, processos e tecnologias mais eficientes, com os seguintes objectivos:

  • impacto activo na independência energética e na descarbonização da economia, com o objectivo de redução do consumo energético de edifícios e instalações, incluindo a optimização energética;
  • produção de energia a partir de fontes renováveis e produção de gases de origem renovável;
  • uso mais eficiente da água, promovendo a eficiência hídrica e a promoção de origens alternativas de água, adequadas a diferentes fins e com recurso a fontes de energia de origem renovável;
  • diminuição do impacte ambiental da mobilidade, através da eficiência energética nos veículos pesados, da mobilidade eléctrica e dos modos suaves;
  • eficiência material, reutilização, redução e eliminação de resíduos, com vista a uma economia mais circular.

 

Que competências pretendem desenvolver nestas formações?
Nas formações são desenvolvidas competências técnicas, no âmbito da aplicação da legislação em vigor, normas e boas práticas, com recurso a casos práticos, cálculos e aplicando diversas ferramentas cálculo e software de apoio.

 

De que forma é transmitido conhecimento através de casos práticos?
Inicialmente são apresentados os conceitos teóricos, que são posteriormente consolidados através da sua aplicação em exemplos práticos, da resolução de exercícios e de casos práticos. Dando o exemplo do curso ISO 50001, o mesmo inclui uma componente prática numa instalação industrial onde é realizada uma auditoria acompanhada. São também disponibilizados exercícios de apoio ao estudo, esclarecimentos de dúvidas por e-mail ou mesmo presencialmente. Também disponibilizamos conteúdos em formato vídeo.

 

Quais os principais números do ano passado?
O ano de 2022 foi caracterizado por um total de 70 acções de formação, nas quais participaram cerca de 1000 formandos, envolvendo mais de 1500 horas de formação. Mensalmente é divulgada a Newsletter da Academia com as novidades da nossa oferta formativa e temos uma presença assídua nas redes socias da ADENE.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Academias” na edição de Março (n.º 147) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais