António Mexia, presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, foi o líder que mais visibilidade teve nos media nacionais. Contudo, também foi dos CEO’s com uma avaliação de favorabilidade mais baixa ocupando a penúltima posição no TOP 10 de CEO’s Portugueses em 2020, de acordo com o mais recente relatório “CEO Media Report Portugal 2020” da empresa de Media Intelligence Carma.
A investigação sobre as rendas excessivas, que se transformou num caso de Justiça, e que ditou a suspensão do cargo que ocupava na EDP, justifica a baixa favorabilidade.
Por outro lado, Alexandre Fonseca, presidente executivo & chairman da MEO/ALTICE Portugal, não é dos CEO’s com maior visibilidade nos media, mas lidera os índices favorabilidade deste estudo.
O relatório mostra ainda que Miguel Stilwell de Andrade, novo CEO da EDP, que sucede interinamente a António Mexia, apesar de ter menor visibilidade, consegue uma imagem mediática mais positiva que o seu antecessor na EDP.
Antonoaldo Neves, ex-presidente da TAP, é o segundo CEO com maior visibilidade. As consequências da pandemia obrigaram o Estado a entrar no capital da TAP e a tomar as rédeas da empresa ditando o seu afastamento. «Apesar de estar a conseguir diminuir o prejuízo da transportadora, várias polémicas fizeram Antonoaldo sair pela porta dos fundos. Apresenta, por isso, a favorabilidade mais baixa deste ranking», refere o relatório.
O sucessor de Antonoaldo Neves na transportadora, Ramiro Sequeira, assumiu provisoriamente as rédeas da TAP até que o Governo encontre alguém para o cargo. Ocupa a segunda posição no ranking com uma favorabilidade muito positiva.
Já Pedro Soares dos Santos, CEO do Pingo Doce (Jerónimo Martins), tem a menor exposição mediática ao registar o menor volume de artigos na imprensa, mas ocupa a terceira posição no ranking de favorabilidade, com avaliação muito positiva.
Nuno de Freitas, presidente da CP, é o CEO com a segunda menor exposição mediática. No entanto, em termos de favorabilidade consegue figurar no meio da tabela entrando num registo muito positivo.
O relatório mostra ainda que João Bento, CEO dos CTT, ocupa a terceira posição em termos de exposição mediática e consegue figurar no meio da tabela de favorabilidade entrando num registo muito positivo.
A análise feita pela multinacional de Media Intelligence tem em consideração os principais meios de comunicação de imprensa e online nacionais em Portugal durante os três primeiros trimestres de 2020, recorrendo a análises e indicadores criados pela Carma, nomeadamente o Sistema de Classificação de Favorabilidade da Carma (Favourability Rating).
De acordo com o managing director da Carma em Portugal & Africa, Luís Garcia, «num período que abalou a confiança, intensificou-se a pressão sobre os CEO’s para fornecer orientação e segurança aos accionistas, colaboradores e clientes. Este relatório identifica como é que os CEO’s das maiores marcas e empresas de Portugal se destacaram durante um ano de extremos desafios e adversidades, ao mesmo tempo que ilustra como a Análise da Comunicação de Media, em profundidade e com método, fornece uma vantagem estratégica para organizações que operam num ambiente de incertezas».














