Adivinha quais são os municípios portugueses mais atractivos em Turismo, Negócios e Talento? Descubra aqui
De acordo com a 7ª edição do Portugal City Brand Ranking©, que analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos, Lisboa é o município português mais atractivo.
Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais que mantêm as suas posições de segundo e terceiro lugar, respectivamente, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais.
Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.
Nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© verificam-se significativas mudanças no top 25 nacional. Apesar do top 5 se manter intocável, bem como as posições de Guimarães e de Torres Vedras, 18 municípios deste topo da tabela viram os seus lugares alterados face à última edição.
Vila Nova de Gaia sobre quatro posições e destaca-se ao assumir a sexta posição na tabela geral, assim como Aveiro que alcança o Top 10 nacional com uma escalada de três posições.
Os municípios insulares estão entre as mudanças mais significativas, com a saída de Ponta Delgada do Top 25 e com a descida de três posições do Funchal, que, no entanto, mantém presença no top 10.
A região de Lisboa apresenta também o maior número de descidas no Top 25, sendo as subidas de Mafra e Almada e a manutenção de Lisboa e Cascais as únicas excepções com Sintra, Setúbal e Oeiras a perder posições.
Os três municípios algarvios presentes no Top 25 também apresentam descidas. Faro e Portimão desceram uma e duas posições respectivamente.
Assim, o grande destaque nas subidas vai para Leiria, que tendo descido nas últimas edições do ranking, mostra ser uma marca de grande reconhecimento e desempenho, principalmente no talento, seguido de Aveiro que se mantém como uma das referências da região centro.
Por fim, surge Vila Nova de Gaia que mantém a tendência de subida registada desde a primeira edição do Portugal City Brand Ranking©, lançada em 2014.
Ponta Delgada nos Açores foi o único município que saiu do Top 25 para dar lugar ao município de Vila do Conde da região norte, sendo as descidas de quatro posições por parte de Albufeira, Oeiras e Setúbal as mais significativas registadas entre os municípios que mantiveram um lugar entre as 25 marcas municipais com melhor desempenho.