Administrador da MatosinhosHabit integra projecto de investigação sobre habitação pública em Portugal

O administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, vai integrar o projecto de investigação “Housing 4 People – Habitação Pública em Portugal – Factores determinantes da boa governança de bairros sociais”. Trata-se de uma iniciativa que reúne investigadores do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e cuja candidatura aguarda aprovação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

 

O objectivo será avaliar a qualidade da habitação pública e da sua gestão em Portugal. O“Housing 4 People” foi criado com o objectivo de contribuir para o avanço do conhecimento científico, desenvolvendo uma metodologia participativa para aferir a qualidade da habitação pública e da sua gestão, tendo como resultado imediato a criação de um Manual de Boas Práticas destinado a gestores e moradores.

Com o intuito de responder à questão “como avaliar e melhorar a qualidade da habitação pública e da sua gestão em Portugal?”, os dados recolhidos nesta investigação vão servir para avaliar os resultados dos investimentos públicos e contribuir para que os novos investimentos em habitação pública produzam resultados sustentáveis, optimizando a actual e futura resposta habitacional pública.

Assim, o projecto “Housing 4 People” vai incluir estudos de casos que incidirão sobre dez bairros de habitação pública, previamente seleccionados no território continental, tendo em conta a diversidade geográfica, a dimensão, a idade dos bairros e a diversidade das entidades gestoras.

Além de Tiago Maia, o painel de consultores deste programa vai reunir uma equipa de especialistas ligadas à gestão da habitação pública, entre investigadores, geógrafos, arquitectos e sociólogos, com vasta experiência em estudos sociodemográficos e territoriais, nos domínios das políticas de habitação, estudos urbanos e governança, e em gestão de parque habitacional público.

Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, trata-se de «um desafio aliciante dado que estamos a falar de um projecto de investigação único em Portugal, relacionado com a habitação pública e com a sua gestão. De facto  – continua – existem no nosso país vários trabalhos científicos sobre políticas de habitação, no entanto não existem estudos sobre a qualidade e governança da habitação pública, e nesse sentido este estudo é não só pioneiro como inovador. Vai ser interessante analisar estes resultados e as suas conclusões. Fazer parte deste painel de investigadores será por isso uma honra e um estímulo, nomeadamente para quem, como eu, trabalha diariamente com a realidade habitacional.»

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...