Afonso Carvalho, Grupo Egor: How to Do Hybrid Right

Afonso Carvalho, CEO do Grupo Egor, defende que «esta é uma oportunidade única para redefinir o modelo de trabalho de cada organização e sem dúvida que o modelo híbrido, se for bem desenhado, levará a vidas profissionais mais significativas e produtivas». Leia a sua análise aos resultados do XXXVII Barómetro Human Resources.

 

«How to Do Hybrid Right é o nome do artigo que foi capa da Harvard Business Review de Maio/Junho de 2021, escrito pela professora Lynda Gratton, e que, na minha opinião, resume na perfeição as mudanças que os líderes têm de introduzir para garantir que as suas empresas, os seus trabalhadores e consequentemente a produtividade, os níveis de colaboração, retenção e satisfação não são impactados negativamente, o que no limite deixará marcas profundas na cultura da empresa. Tal como a professora Lynda Gratton refere, o desafio não passa simplesmente por optimizar os benefícios, mas também por minimizar as desvantagens e compreender as compensações que são necessárias.

Assim, os resultados deste barómetro parecem apontar exactamente nesta direcção uma vez que se correlacionarmos as respostas que foram dadas às perguntas 3, 4, 6 e 8 percebe-se que não só os líderes não estão convenientemente preparados para lidar e liderar num modelo híbrido de trabalho, provavelmente porque, tal como os resultados da pergunta 3 evidenciam, ainda não têm todos os elementos necessários para formar uma opinião sobre as vantagens face ao modelo presencial, o que acaba por se reflectir nas práticas e nos processos de trabalho que não estarão adequados e consequentemente levam os trabalhadores a ter maior resistência a regressar ao escritório.

Estamos perante uma oportunidade única para redefinir o modelo de trabalho de cada organização e sem dúvida que o modelo híbrido, se for bem desenhado, levará a vidas profissionais mais significativas e produtivas».

 

Este testemunho foi publicado na edição de Agosto (nº. 128) da Human Resources, no âmbito da XXXVII edição do seu Barómetro.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*